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Produtores de Matas de Minas e Espírito Santo vencem a 4ª edição do Concurso NossoCafé

Ganhadores foram selecionados entre os mais de 230 inscritos na edição 2020


Foto: Pixabay

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, anunciou na última quinta-feira (19) os vencedores da 4ª edição do Concurso NossoCafé. Os vencedores foram Edmar Busato, de Marechal Floriano (ES), eleito na categoria Café Cereja Descascado, e Simone Aparecida Dias Sampaio Silva, de Matas de Minas (MG), na categoria Café Natural. Com o objetivo de reconhecer os melhores cafés da espécie arábica da safra 2020 e incentivar o mercado de grãos especiais no Brasil, o prêmio avaliou 233 produtores inscritos, que utilizaram o Programa Nutricional da Yara da linha YaraMila, YaraVita e YaraLiva no período de 01/06/2019 a 31/05/2020. 

De acordo com especialista agronômico Sênior e Líder na Cultura Café Arábica na Yara Brasil, Kaio Dias, os vencedores terão seus lotes adquirido pela Yara por um valor acima do praticado pelo mercado e o nome e dados de suas propriedades estampados nas embalagens NossoCafé, que serão distribuídas globalmente pela companhia. Além disso, os vencedores de cada uma das categorias irão para a Specialty Coffee Expo 2021, em New Orleans (EUA), com todas as despesas pagas. 

O cultivo e a produção de cafés especiais vêm aumentando significativamente nos últimos anos e o cafeicultor brasileiro está se preparando para essa mudança, dando maior atenção ao manejo, à produção e ao negócio de uma forma diferenciada. Um levantamento divulgado em setembro pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CECAFÉ) revela que o Brasil exportou 5,1 milhões de sacas de 60kg, no período de janeiro a setembro de 2020, sendo o segundo maior volume de cafés diferenciados embarcados no período nos últimos cinco anos. 

Esse volume representou 16,8% do total exportado dos cafés do Brasil no ano, gerando uma receita cambial de US$ 834,6 milhões, o equivalente a 21,6% de toda a receita cambial gerada com as exportações brasileiras de café no corrente ano civil. “A necessidade de muitas pessoas almejarem um novo café faz o cafeicultor brasileiro ter um cuidado ainda maior com a lavoura. Para isso, é vital que contem com produtos inovadores”, explica Kaio. “A nutrição equilibrada é o primeiro passo para produzir grãos com qualidade superior, garantir alta produtividade ao cafeicultor e proporcionar uma melhor experiência ao consumidor final”, complementa. 

A quarta edição do Concurso NossoCafé reuniu 273 amostras de todo o Brasil, sendo: 190 na categoria Café Natural e 83 na categoria Café Descascado. “O Concurso NossoCafé tem tido um aumento expressivo no número de inscritos e recebimento de amostras, somente nesse ano tivemos um crescimento de 66% em comparação a 2019. Isso só ressalta o propósito da Yara, que é o de premiar os produtores que fazem a diferença no segmento, além estimular a produção do café especial no Brasil”, finaliza Kaio.   

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