CI

Produtores de melancia têm novo incentivo à produção em Goiás

A região de Uruana será palco de um projeto inédito na gestão de recursos hídricos


A região de Uruana será palco de um projeto inédito na gestão de recursos hídricos. É naquela região que a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Semarh vai conceder outorga coletiva de uso da água. Região de expressão nacional em produção de melancia, os agricultores têm dificuldades para renovar a concessão para irrigarem suas plantações. A dificuldade se dá pela característica da cultura da melancia, em que uma área plantada precisa de 5 anos de “descanso” para receber um novo plantio. A partir do levantamento hídrico da Bacia do Rio Uru, que abastece a região, a Semarh vai conceder a outorga coletiva de 6 mil hectares a 200 produtores.


Cada um terá uma área que poderá ser plantada dentro da região outorgada, caso ultrapasse o limite permitido, sofrerá as sanções que a lei ambiental prevê. Com isso a Semarh pretende trazer usuários que se encontram à margem da legislação para dentro do sistema de gerenciamento de recursos hídricos.

A região de Uruana e seu entorno, integrado por dez cidades, é responsável pela produção de sete mil hectares. Desse número, quatro mil hectares são produzidos na cidade de Uruana. A produtividade média é de 37 mil quilos por hectare o que resulta em 290 mil toneladas. Estima-se que durante a safra são empregadas três mil pessoas e que no pico da safra, entre julho e setembro, saem cerca de 200 caminhões por dia com 15 mil quilos cada. Cerca de 70% desses caminhões se destinam à Brasília, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro e para a Argentina.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.