CI

Produtores de MT lançam programa de exportação


A Associação dos Produtores de Algodão (Ampa) lança hoje o Programa Setorial Integrado para Promoção das Exportações do Algodão de Mato Grosso. A iniciativa, que tem apoio da Agência de Promoção à Exportação (Apex) tem como principal objetivo elevar as exportações do estado, que, no ano passado, foram de 100 mil toneladas.

O plano elaborado prevê investimentos da ordem de R$ 3,2 milhões com aporte de recursos da Ampa (64,9%), por meio do Fundo de Apoio à Cultura do Algodão (Facual), e da Apex (35,1%). O planejamento foi organizado em três grandes grupos . Até o momento, a maior parte das ações estruturais (estudos de mercado mundial, planejamento estratégico e visita de missões mato-grossenses aos países produtores) já foi realizada, faltando o Projeto Comprador, que prevê a visita dos maiores importadores mundiais de algodão ao estado, que deverá ocorrer entre maio e junho deste ano.

O diretor de Marketing do Programa, o cotonicultor Cirineu de Aguiar, diz que um dos resultados das visitas realizadas aos maiores países importadores é o aumento da demanda de compradores internacionais.Ele acredita que as vendas futuras de exportação da pluma mato-grossense para este ano já estejam alcançando 200 mil toneladas, quantidade fixada como meta para 2003. ´Também temos contratos futuros de exportação já fechados para 2004´, destaca.

Em 1996, a produção mato-grossense representava apenas 6% da cotonicultura brasileira. Hoje, a participação está consolidada em mais de 50%. Entre os anos de 1995 e 1996, a produtividade média do algodão do estado era de 600 quilos por hectare (ha), desempenho que hoje alcança 1,3 mil quilos por hectare.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.