CI

Produtores de queijo artesanal pedem legalização do produto ao ministro


Antônio Andrade afirma que vai se empenhar para resolver a questão

Produtores de queijo de Minas acompanhados pelo deputado federal Gabriel Guimarães de Andrade (PT-MG) estiveram nesta quarta-feira, 24 de abril, reunidos com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, para pedir a legalização da produção do queijo minas artesanal, feito a partir de leite cru, não pasteurizado.


De acordo com o pecuarista Gabriel Andrade, a falta de normas para adequação do produto prejudica tanto os produtores quanto os consumidores. O ministro disse que vai se empenhar para solucionar o problema. ”Se tiver como simplificar a legislação para os produtores, vamos simplificar”, afirmou.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento tem uma Comissão para tratar do queijo artesanal, composta por representantes do setor produtivo e também por representantes dos produtores. Durante as reuniões desta Comissão já foram definidas duas ações emergenciais. Uma delas é regularizar a produção e comercialização dos queijos já tradicionalmente produzidos, enquanto a outra foca na apresentação de uma proposta abordando os diferentes aspectos relacionados à produção artesanal.


Segundo Clóvis Serafini, do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Mapa, o ministério não é contra a produção e comercialização de queijos elaborados a partir do leite cru, desde que no processo sejam observados critérios de controle sanitário do rebanho, higiene dos operadores, boas práticas de fabricação, instalações adequadas e tempo de maturação suficiente que assegure a inativação de microrganismos perigosos para a saúde da população.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.