CI

Produtores de São Domingos do Norte/ES recebem mudas de citrus

A variedade Folha Murcha está na lista das mudas.


A variedade Folha Murcha está na lista das mudas.

Para incentivar a diversificação agrícola e a produção de citrus no município de São Domingos do Norte, região Noroeste capixaba, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Prefeitura Municipal, entregará aos produtores da região mudas de laranja, limão e tangerina. As mudas serão entregues nesta sexta-feira (06).


Serão entregues 4.700 mudas para 52 agricultores familiares. “Esta entrega é uma ação do Programa de Distribuição de Mudas no município, feito pelo Incaper em parceria com a Prefeitura de São Domingos do Norte. Sendo que o Cadastro dos produtores é feito pelo Incaper, e o transporte das mudas pela prefeitura”, afirma o extensionista do Incaper, Vinícius Nascimento.

As mudas foram adquiridas de um viveiro no município de Santa Leopoldina por um preço inferior ao do mercado convencional, que é de R$ 12,00. Já para o Programa Municipal as mudas foram adquiridas por R$ 3,00 a unidade.

“Junto com as mudas serão entregues recomendações técnicas para os agricultores plantarem e cultivarem as mudas de maneira tecnológica e sustentável, preservando os recursos naturais e mantendo saudável a lavoura, longe de problemas com a adubação e proliferação de pragas”, destaca o extensionista.

Das 4.700 mudas de critrus, a maioria será de laranja, sendo 2.792 mudas da variedade Folha Murcha, 736 da variedade Pêra Rio, 833 da variedade Bahia, 105 da variedade Lima e 40 da variedade Seleta. As outras mudas estão dividas entre variedades de Limão e Tangerina, totalizando 10 variedades de citrus distribuidas.


Atualmente existe 40 hectares de lavoura de citrus no município. “A produção citrica de São Domingos do Norte representa grande parte da renda de muitos agricultores familiares, pois alguns sobrevivem com renda maior a partir desta cultura, além da cafeicultura, heveicultura, silvicultura, pecuária de leite, piscicultura e fruticultura”, acrescenta Vinícius.

A entrega das mudas acontecerá ás oito horas da manhã no escritório local do Incaper em São Domingos do Norte.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.