CI

Produtores de soja colheram 3,8% das lavouras brasileiras, diz AgRural

A expectativa de muita chuva na virada de janeiro para fevereiro fez os produtores de Mato Grosso acelerarem a colheita


O tempo firme dos últimos dias e a expectativa de muita chuva na virada de janeiro para fevereiro fizeram os produtores de Mato Grosso acelerarem a colheita de soja nesta semana. O levantamento da AgRural mostra que a colheita chegou, na quinta-feira (25/01), a 13,5% da área no estado, ante 2,8% uma semana antes. Com isso, o total colhido superou os 12,4% de um ano atrás – quando a colheita de soja foi antecipada pelo plantio rápido, mas enfrentou dificuldades devido a chuvas registradas em alguns momentos de janeiro.

Colheita de soja em outros estados

No resto do Brasil, a colheita de soja chegou a 10% em Rondônia, que tinha 0,5% na semana passada. Além disso, outros três estados estrearam na tabela: São Paulo, com 0,8%; Mato Grosso do Sul, com 0,2%; e Pará, com 1%. Esses resultados, aliados ao número de Mato Grosso, levaram a colheita de soja no Brasil a 3,8% da área, contra 0,8% na semana passada, 4,3% há um ano e 2,9% na média de cinco anos.

De acordo com a Agrural, no Paraná, as colheitadeiras seguem paradas, à espera das primeiras áreas prontas. Neste ano, o início da colheita paranaense está atrasado devido ao plantio mais tardio e ao alongamento do ciclo de parte das lavouras. Mas a expectativa é de grande safra.

Rio Grande do Sul e Matopiba

Embora possam atrapalhar a colheita, as chuvas previstas para os próximos dias são favoráveis às lavouras mais tardias do Centro-Oeste – algumas delas com pouca umidade há duas semanas. Mas é preciso ficar atento ao Rio Grande do Sul e aos estados do “Matopiba”, que ainda precisam de chuva em fevereiro para consolidar a safra, mas que têm poucos volumes previstos para os próximos 15 dias.

Plantio da safrinha de milho

Com a colheita da soja acelerada em Mato Grosso, o plantio da segunda safra de milho também ganhou ritmo nesta semana. Até quinta-feira (25/01), 9,4% da área estava semeada no estado, ante 1,8% há uma semana. Esses números, aliados ao plantio ainda muito pontual no Paraná, levou a área semeada no Centro-Sul do Brasil a 3,5%, contra 0,8% na semana passada, 5,6% há um ano e 4,2% na média de cinco anos.

Milho verão

No milho verão, a colheita segue concentrada no Rio Grande do Sul. Mesmo com chuva nesta semana, a colheita saltou de 4% para 22%. Isso levou a colheita no Centro-Sul do Brasil a 5,3%, com leve vantagem sobre 2017 (3,4%) e sobre a média de cinco anos (4,6%).

 

 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.