CI

Produtores de soja da região Norte do RS já colheram entre 5% e 7% da área semeada


O clima quente e seco dos últimos dias vem colaborando com os produtores rurais do Alto Jacuí, na região Norte do Rio Grande do Sul, que estão colhendo a safra 2002/2003 de soja. Conforme o agrônomo da Cooperativa Tritícola Mista Alto Jacuí (Cotrijal), Fernando Martins, até ontem (01-04) entre 5% e 7% da área cultivada com soja havia sido colhida. 'A partir da próxima semana é que a retirada do produto das lavouras deverá se intensificar, quando deveremos chegar na metade da safra deste ano que deverá se estender ainda até o final do mês', disse Martins.

Na região de atuação da cooperativa, a produtividade vem variando de 55 a 65 sacas por hectare. 'Mantida até o final da safra, a produtividade obtida nas lavouras já colhidas, teremos este ano um aumento superior a 20% na média histórica da região que é de 40 sacas da oleaginosa por hectare', destacou o agrônomo da Cotrijal. De acordo com Martins, a safra que está em andamento será a maior já feita pelos agricultores da região do Alto Jacuí.

O técnico atribui a boa produtividade ao clima favorável no plantio e desenvolvimento da cultura até a colheita e também a tecnologia empregada na formação das lavouras dos pequenos, médios e grandes produtores de grãos. A estimativa da cooperativa é que os 27 municípios da região do Alto Jacuí colham este ano cerca de 12 milhões de sacas de soja.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.