CI

Produtores de soja de MT estão otimistas

Cerca de 70% da safra atual já foi comercializada


Mesmo com o atraso no plantio da safra 2010/2011 devido à seca, a colheita já foi iniciada em algumas regiões e o cenário atual é positivo, apesar do início conturbado. Cerca de 70% da safra atual já foi comercializada, tendo a China como principal mercado.

Mato Grosso teve uma área de 6,219 milhões de hectares plantados, o que não representa grande aumento. O presidente da Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Glauber Silveira da Silva, explica que não há mais áreas para o plantio, devido às questões ambientais. Ainda assim, ele garante que o espaço utilizado pelos produtores é suficiente.

“Não tem mais área para plantar a não ser que divida a área com o algodão, que está com um preço muito bom ou utilize áreas de pastagens, mas mesmo assim é uma área boa”, justificou em entrevista ao Olhar Direto.

Apesar disso, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) faz uma previsão de que a safra 2010/2011 possa bater todos os recordes da história do estado. Silveira também garante que o cenário atual é positivo, mas prefere evitar falar em recordes.

“A safra começou com expectativa ruim, melhorou e promete ser um ano bom e interessante. As commodities é sempre cautela, pois existem vários fatores que influenciam”, afirmou.

Ainda de acordo com o boletim da Aprosoja, o mercado continua tranquilo porque os produtores anteciparam a venda da soja com bom preço. Segundo presidente da entidade, a soja tem sido comercializada em média a US$ 22.

Além disso, China já comprou quase toda soja de que necessita até junho. Outro aspecto positivo para Mato Grosso é a chuva. O clima tem ajudado na produção, tanto que o estado já apresenta o plantio da soja superprecoce.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.