CI

Produtores de soja devem ficar em alerta em Goiás

Em Goiás já há seis ocorrências de ferrugem em quatro municípios


Os produtores das regiões de Rio Verde e Chapadão do Céu,em Goiás, estão sendo alertados a realizarem o monitoramento eficiente de suas lavouras de soja contra a ferrugem asiática. A orientação dos técnicos do Programa Estadual de Controle de Pragas da Soja no Estado de Goiás – o Soja Protegida – é de que os produtores observem as condições do clima e fiquem atentos a possíveis focos confirmados de ferrugem em estados, municípios ou lavouras vizinhas. De acordo com dados do Consórcio Antiferrugem - ao qual o Soja Protegida faz parte - em Goiás já há seis ocorrências de ferrugem em quatro municípios: Senador Canedo, montevidiu, Chapadão do Céu e Paraúna. Em Chapadão e Montevidiu as ocorrências são em áreas comerciais.

A recomendação é que os produtores tenham os produtos para o controle da doença disponíveis para a aplicação imediata logo após a identificação do foco. Na safra passada (2005/2006) as primeiras ocorrências nas regiões de Rio Verde e Chapadão do Céu foram registradas em 17 e 25 de novembro. As informações sobre ocorrências nesta safra (2006/2007) podem ser obtidas pelo site; www.cnpso.embrapa.br/alerta. No País, já foram registradas 21 ocorrências nesta safra. Desde de que a ferrugem asiática chegou às lavouras brasileiras, em 2001, os prejuízos acumulados chegam á casa dos US$ 7,7 milhões. As informações são da assessoria de imprensa da Faeg.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.