CI

Produtores de soja recebem orientações de técnicos da Coapa

Nesta safra, 44 agricultores associados plantaram uma área de 20.321 hectares


Nesta safra, um total de 44 agricultores associados a Coapa plantaram uma área de 20.321 hectares de soja
 
Após acompanhar o plantio da Safra de soja 2011/2012, a equipe da Unidade Agroveterinária da Coapa está realizando visitas técnicas a propriedades rurais. O engenheiro agrônomo Bruno Gorri explicou que o trabalho consiste em repassar várias informações aos sojicultores, como por exemplo sobre o manejo correto da lavoura caso ocorram pragas e doenças, a dosagem adequada para aplicação de herbicidas, entre outras dicas importantes. O técnico também informou que a escolha correta das sementes, a boa distribuição das chuvas que aumenta a umidade do solo, e o uso de tecnologias modernas para o cultivo da oleaginosa, contribuíram positivamente para a germinação das sementes.

Nesta safra, um total de 44 agricultores associados a Coapa plantaram uma área de 20.321 hectares de soja em Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Centenário, Itacajá, Miracema e Rio dos Bois. Foram plantadas 13 variedades do grão, sendo quatro do tipo precoce, seis do ciclo médio e três do tipo tardia. O plantio começou na segunda quinzena de outubro e terminou em meados de dezembro de 2011. A previsão é que a colheita ocorra entre o final de janeiro e o início de fevereiro deste ano. Durante o plantio foram gerados cerca de 280 empregos diretos.

A gerente da Unidade Técnica da Coapa, Érica Lima Brito, explicou que com a tecnologia utilizada e as condições climáticas ideais a meta é que na safra 2011/20122 a produção média seja de 55 sacas de soja por hectare, quatro a mais do que na última safra.

Presença no campo

Assim como faz todos os anos, na Safra 2011/2012 a equipe da Coapa ofereceu consultoria técnica gratuita para todos os seus cooperados, inicialmente fazendo a coleta de amostras de solo para análise, principal ferramenta para se fazer a avaliação da fertilidade química. Com bases nos resultados da análise foi possível determinar as doses de calcário e adubos necessários para melhorar a produção das culturas. A cooperativa também realizou o planejamento para recomendação da utilização de insumos (sementes, adubos e defensivos) e financiou, para alguns produtores, a compra de produtos utilizados no plantio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.