CI

Produtores de suínos reivindicam e Conab libera milho para venda balcão

As solicitações foram feitas durante audiência realizada nesta quinta-feira


A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e representantes da cadeia produtiva de suínos no Brasil apresentaram nesta quinta-feira uma série de reivindicações visando a minimização das dificuldades que o setor suinícola está enfrentando nos últimos meses. As solicitações foram feitas durante audiência realizada nesta quinta-feira (09) com o Ministro da Agricultura, Wagner Rossi. O debate contou com a participação de presidentes das associações de criadores de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, além da presença de deputados federais engajados no setor.

As medidas são emergenciais e abordaram a Prorrogação de dívidas contraídas referentes a empréstimos de Investimentos e Custeios na área da suinocultura. Aqui, Rossi pretende buscar um direcionamento com o Secretário Adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt. “Nosso primeiro passo é acessar o Secretário com essa reivindicação e, num segundo encontro, levá-las ao Ministro da Fazenda, Guido Mantega”.

Outra proposta que está sendo analisada pelo Ministério da Agricultura é a possibilidade da diminuição nos preços de varejo da carne suína, que mesmo com os baixos valores de venda para os produtores, se encontra em índices muito altos para o consumidor, diminuindo o consumo em relação às outras carnes e agravando ainda mais a situação dos suinocultores. “Apresentaremos essas justificativas à Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e, com certeza, teremos um posicionamento favorável aos produtores”, disse o Ministro.

Já em relação à disponibilidade de P.E.P. (Prêmio de Escoamento de Produto) e do V.E.P. (Valor de Escoamento de Produto para aquisição de milho dos Estoques Públicos), para o setor de suínos, o Ministro foi taxativo. “Aqui precisaremos intervir diretamente junto à Conab”, já solicitando uma audiência com o presidente da entidade, Evangevaldo Moreira dos Santos. Durante encontro com o presidente na mesma tarde, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) se comprometeu a ampliar disponibilidade de milho para venda de milho a balcão para o Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, liberando a compra de 54 toneladas por produtor/mês por cerca de 3 meses. A medida deve atender parte da demanda de pequenos e médios suinocultores independentes.
Segundo Rogério Colombini, diretor de Operações e Abastecimento da Conab, ainda falta acertar preço, que deverá atender as necessidades dos produtores nesse momento. O presidente da Acsurs, Valdecir Folador, avalia que a medida é importante para ajudar a suprir a demanda de milho. "Atende uma parcela de produtores e auxilia a tirar a pressão sobre o grão".

Quanto ao embargo de carnes imposto pela Rússia, o Ministro mantém sua posição de que o governo brasileiro irá tomar as providências necessárias para retomar as vendas de carne para a Rússia e não descarta ir, pessoalmente, a Moscou para tratar das negociações. Segundo Rossi, já estão sendo analisadas as alegações russas e as exigências fitosanitárias serão atendidas com grande investimento nos laboratórios. “A demanda por sanidade é cada vez mais exigente e precisamos buscar nosso crescimento nessa área se desejamos ser um dos maiores exportadores de carne mundiais”. O Ministro informou ainda que já foi solicitada a prorrogação do prazo para que sejam reanalisadas as medidas enviadas pelo Brasil.

As informações são da assessoria de imprensa da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.