CI

Produtores de tabaco participam de treinamento sobre saúde e segurança

Encontros técnicos são promovidos pela Alliance One em áreas rurais da região Sul do Brasil


O Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos foi criado para estimular a conscientização da população brasileira quanto aos riscos causados pelo uso indiscriminado de agrotóxicos. Mesmo que o tabaco seja uma das culturas comerciais que menos utiliza agrotóxicos*, o cuidado adequado quanto ao seu manuseio e aplicação é essencial para garantir a proteção da saúde, bem como a preservação do meio ambiente.

Na Alliance One a adoção de boas práticas agrícolas tem como principal objetivo a promoção de um ambiente seguro e saudável no campo. Cientes da relevância de ampliar conhecimentos e adotar esses procedimentos, produtores de tabaco integrados à Alliance One têm participado, intensamente, do Programa de Treinamento Itinerante em Saúde e Segurança, conduzido pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa.

No treinamento são compartilhadas orientações teóricas e práticas sobre segurança na aplicação de agrotóxicos, através do uso correto e completo dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); a importância da utilização de tecnologias de aplicação sobre os aspectos da preservação ambiental, integridade do produto e custos associados. Além disso, são abordados aspectos relacionados à prevenção da doença da folha verde do tabaco (GTS) durante o manuseio de tabaco úmido ou molhado. Questões legais sobre a gestão da propriedade, como a utilização de lenha de origem legal e fontes sustentáveis também são apresentados. Ao final, certificados são entregues aos participantes.

“O objetivo do treinamento é facilitar a compreensão, através de demonstrações práticas, dos cuidados que devem ser adotados. Além disso, há a necessidade do cumprimento da legislação inerente às atividades das propriedades produtoras de tabaco”, destaca o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Alliance One, Edson Menezes.

Em dois anos de desenvolvimento do programa já foram realizados 269 treinamentos em 121 dos 350 municípios de atuação da empresa nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Tais encontros reuniram 6.338 participantes, entre produtores de tabaco e familiares, com destaque especial para a participação feminina.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.