CI

Produtores de Viamão e Porto Alegre investem no cultivo de banana platina

"BRS Platina" apresenta bom perfilhamento, porte médio e características, tanto de desenvolvimento quanto de rendimento


"BRS Platina" apresenta bom perfilhamento, porte médio e características, tanto de desenvolvimento quanto de rendimento

Doze famílias de Viamão e Porto Alegre adquiriram nesta semana 450 mudas de banana "BRS Platina". Além desta variedade também foram adquiridas mudas de "Grande Naine" e "BRS Princesa". Segundo o farmacêutico da Emater/RS-Ascar em Viamão, Alexandre Schmidt, a Instituição intermediou a negociação em benefício dos agricultores, que estão querendo investir para diversificar a produção de frutas e aumentar a produção. A ação faz parte de uma Campanha Municipal de Diversificação Produtiva em Fruticultura executada pela Emater/RS-Ascar no município.

Schmidt explicou que, neste primeiro momento, optou pela produção de banana, pois é uma antiga necessidade dos agricultores em função do mercado consumidor, que está com a demanda represada na região metropolitana e vem sendo suprida, em parte, por plantações do litoral norte.

Conforme os extensionistas, o cultivar "BRS Platina" apresenta bom perfilhamento, porte médio e características, tanto de desenvolvimento quanto de rendimento, próximas às da "Prata Anã". Os frutos também assemelham aos dessa cultivar em forma, tamanho e sabor. Porém, ela se diferencia da ?Prata Anã? por ser mais resistente à Sigatoka-amarela e ao mal-do-Panamá. Apresenta produtividade média de aproximadamente 20t por hectare ao ano. Sob condições de solo de boa fertilidade pode atingir rendimento médio de até 40t ha por ano.

A equipe da Emater/RS-Ascar acompanha periodicamente os agricultores que receberam as mudas de banana e repassou orientações técnicas de manejo e cultivo seguindo os princípios agroecológicos, mas a decisão final de como proceder ficou a critério de cada família.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.