CI

Produtores desembolsam menos

Semente convencional de soja apresenta mesma produtividade que a transgência, com a vantagem de custo médio de produção 14,68% menor


Soja plantada com semente convencional apresenta a mesma produtividade que a transgência com a vantagem de que o custo médio de produção é 14,68% menor. A conclusão foi apresentada pelo Programa Soja Livre, desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Associação dos Produtores de Soja e Milho do Mato Grosso (Aprosoja) e a Associação Brasileira dos Produtores de Grãos Não-Geneticamente Modificados (Abrange). A intenção do programa é a mostrar as vantagens do plantio da soja tradicional.

Em 19 dias de campo, cerca de 2 mil produtores acompanharam a demonstração de 17 variedades plantadas por agricultores do Estado. Coordenador do programa em Mato Grosso, Clóvis Albuquerque, ressalta a que a possibilidade do produtor ter o direito de escolher o tipo de cultivar adequado a seu perfil é fundamental para a rentabilidade do negócio. "Isso porque existe uma gama de benefícios que a soja convencional já possui como a resistência a certos tipos de praga e, principalmente, a tolerância a chuvas, algo importante aqui em Mato Grosso".

Com as demonstrações, os sojicultores tiveram a oportunidade conhecer os resultados em duas épocas diferentes de plantio. "As cultivares foram divididas em estágio superprecoce, precoce, médio e tardio. Assim, houve a possibilidade de se comparar o que vem sendo feito nas propriedades e eles puderam perceber a boa produtividade das plantações".

Para a próxima safra, a expectativa dos idealizadores do projeto é o de renovar parte dos tipos de semente e levá-lo a outros estados. "Já existem tratativas para levarmos as demonstrações a produtores de Goiás e do Paraná. Com isso, esperamos que todos os sojicultores brasileiros tenham uma oferta adequada de sementes para atender as suas necessidades".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.