CI

Produtores do MT vão plantar soja sobre soja na safrinha

Prática é questionada por especialistas pelo risco de pragas



Cada vez mais agricultores do estado de Mato Grosso estão optando por plantar soja sobre soja na safrinha, deixando de lado a recomendada e tradicional rotação de culturas, que permite a eliminação de diversas pragas. O fenômeno se explica pelos custos altos e preços baixos pagos pelo milho, combinados com a valorização da soja.


No entanto, a decisão provoca o receio dos especialistas, que alertam para o risco de infestações e doenças, bem como o aumento do uso de defensivos. “Nós temos hoje não mais que seis fungicidas que estão funcionando, de certa forma, boa para controlar a ferrugem. A soja safrinha amplia em 3X a necessidade de aplicação de fungicida, significa que nós vamos acelerar em 3X a perda destes já poucos produtos que têm alguma eficiência para a ferrugem e eles não serão eficientes na safra seguinte", explica Wanderlei Dias Guerra, engenheiro agrônomo do Ministério da Agricultura/MT.

Carlos Fávaro, presidente da Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), também se posicionou sobre o polêmico tema. “Nós vamos trabalhar de forma técnica, não queremos proibir nada, o direito do produtor viabilizar a sua propriedade tem que acontecer, mas o limite dele vai até onde começa a gerar problema para o vizinho e a comunidade”, afirma.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.