Produtores do Paraná aguardam seguro para safrinha de milho


Agronegócio

Produtores do Paraná aguardam seguro para safrinha de milho

Por:
1 acessos

Os produtores rurais paranaenses ainda aguardam uma decisão do governo federal quanto ao aumento de recursos para o Proagro, seguro agrícola governamental, visando a safrinha de milho deste começo de ano. Em alguns casos, o produtor já perdeu o prazo do financiamento, de acordo com o calendário de zoneamento do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), adotado em caráter emergencial pela falta de um trabalho semelhante do governo federal. A medida ainda precisa da aprovação do Conselho Monetário Federal.

De acordo com o engenheiro agrônomo da secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Otimar Hubner, esse seguro agrícola é importante para incentivar os agricultores paranaense a investirem na safrinha de milho. "É um seguro para o financiamento que impossibilitaria eventuais prejuízos aos produtores", explica o técnico. A idéia é ampliar, por meio do Banco do Brasil, o seguro para R$ 400,00 por hectare.

Hubner afirma que os produtores não vem tendo muito interesse na cultura de milho durante a safrinha. Isso pode comprometer a disponibilidade de milho durante o segundo semestre deste ano e, conseqüentemente, a produção de rações e farelo para a alimentação de rebanhos bovinos e para a avicultura, como já aconteceu no ano passado. Outra conseqüência é a necessidade de importação do milho e a elevação de seus preços no mercado interno.

O momento do plantio da safrinha de milho é logo após a colheita da safra de soja, que está sendo antecipada por muitos produtores devido aos bons preços no mercado internacional. No entanto, algumas regiões como o do extremo Oeste paranaense, perto da fronteira, já perderam o prazo do zoneamento do Iapar. Mesmo assim, as regiões mais importantes para o plantio dessa cultura são as denominadas como A e B (Norte do Estado), com prazo final de plantio entre 20 e 31 de março.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink