CI

Produtores do TO preparam áreas para safra recorde de soja

Para a safra 2013/14, devem ser produzidos 1,7 mi de toneladas


Para a safra 2013/14, devem ser produzidos no Estado, 1 milhão e 776 mil toneladas de soja

Sojicultores do Tocantins já estão preparando áreas para iniciar nas próximas semanas, o plantio de uma safra recorde do grão. Conforme a primeira estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para a safra 2013/14, devem ser produzidos no Estado, 1 milhão e 776 mil toneladas de soja, contra 1 milhão e 536 mil toneladas produzidas no último plantio – aumento de 15,7%. A área de produção da oleaginosa deve crescer ao menos 6%, passando dos atuais 566 mil hectares para 582 mil. Outro destaque é a produtividade média que vai crescer de 2.796 kg/ha, para 3.050 kg/ha, índice 9% maior.


De acordo com o secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, o Tocantins faz parte da nova fronteira agrícola da soja no Brasil, que também inclui os estados do Maranhão, Bahia, Piauí e Pará. “O Brasil terá uma safra recorde no plantio de soja e em parte, graças ao crescimento dessa nova fronteira agrícola, que tem áreas disponíveis e condições climáticas propícias para o desenvolvimento do grão”, afirma.

O engenheiro agrônomo da Seagro Genebaldo Queiroz apontou que o crescimento da produção de soja no Tocantins pode ser ainda maior que os 6% previstos pela Conab. “A soja está com um bom preço de comercialização, o que tem atraído mais investidores para esta atividade”, analisou Queiroz, destacando as condições climáticas e da infraestrutura de escoamento do Tocantins, como atrativos para novos investidores.

Plantio
De acordo com o engenheiro agrônomo Genebaldo Queiroz, a maior parte do plantio da soja no Tocantins deve acontecer nas próximas semanas, com o início do período chuvoso. Os produtores que abriram novas áreas ou ampliarão as plantações já iniciaram a preparação da terra, uma vez que o início do período chuvoso no Estado é aguardado para a segunda quinzena de outubro.

A colheita da soja plantada em outubro acontece no início de fevereiro, sendo possível realizar o plantio do milho safrinha e do sorgo na mesma área.

Produção de grãos
No geral, a produção de grãos no Tocantins deve crescer 9% na safra 2013/14, conforme a Conab. Na próxima colheita, devem ser produzidas 2 milhões e 861 mil toneladas, contra 2 milhões e 628 mil toneladas que foram produzidas na safra 2012/13. A previsão é que a área de plantio de grãos aumente 4% no Estado, passando dos atuais 814 mil, para 846 mil ha.


O arroz é o segundo grão mais produzido Tocantins, com previsão de colheita de safra de 554 mil toneladas, na safra 2013/14. Em seguida, devem ser produzidas 447 mil toneladas de milho, 36 mil toneladas de colheita de sorgo, de feijão (25 mil toneladas), algodão (25 mil toneladas) e amendoim (4,5 mil toneladas).

Brasil
Segundo a Conab, o Brasil deverá se consolidar como o maior produtor de soja na safra 2013/14, produzindo 89 milhões de toneladas do grão, ultrapassando a colheita dos Estados Unidos, até então maior produtor. A produção da soja nos estados do Norte/Nordeste deve crescer 31% nesta safra, enquanto os estados do Centro Sul, a colheita deverá ser 7,9% maior. O crescimento médio da safra da soja no Brasil será de 10,1%.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.