CI

Produtores e estudantes do Alto Uruguai participam do curso de Citricultura em Erechim

Um grupo de 21 pessoas está em Erechim participando do curso de Citricultura Básica, que iniciou nesta terça-feira (05/07), no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre),e prossegue até quinta-feira (07/07).


Um grupo de 21 pessoas está em Erechim participando do curso de Citricultura Básica, que iniciou nesta terça-feira (05/07), no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre),e prossegue até quinta-feira (07/07). A maioria da turma é de alunos do Colégio Agrícola Estadual Ângelo Emílio Grando, filhos de produtores de diversos municípios do Alto Uruguai, cujas propriedades produzem citros, principalmente laranjas. O conteúdo teórico e prático está sendo ministrado pelos instrutores da Emater/RS-Ascar, Nilton Cipriano Dutra de Souza, Ivonir Biesek, Jair Griebler, Douglas Dal Piva e Clair Bertussi.

Entre os assuntos tratados estão orientações voltadas para implantação do pomar, mudas, manejo, produção, condições climáticas, cultivares e sanidade, abordando doenças e pragas, entre outros temas de manejo. 

A parte prática será realizada na quarta-feira (06/07), em Aratiba, na propriedade dos produtores Afonso Bach, Deonir Lotti e João Griebler. No município, o grupo também visita a unidade de beneficiamento de Citros Griebler.

Esta é a 24ª edição do curso de Citricultura Básica ministrada no Cetre, totalizando 449 produtores e alunos capacitados, desde 2009, quando iniciou o curso. 

Abertura
O curso foi aberto pelo gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Nilton Cipriano Dutra de Souza, que também é coordenador do curso e um dos instrutores. Ele deu as boas-vindas aos participantes.

Citricultura na região
A atividade começou a se intensificar em 2008, quando foram instalados dois viveiros de mudas na região. Em oito anos, a região do Alto Uruguai passou a contar com 2.952,80 hectares de laranjas, produzindo em torno de 35 ton/ha, além dos 479 ha de bergamotas.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.