CI

Produtores elogiam escolha do tema do 14º Circuito Aprosoja

Circuito também é um momento de união e celebração entre os produtores


O tema “Custo + Tributação = Agricultura em Risco”, escolhido pela diretoria da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), para o 14º Circuito Aprosoja foi 100% aceito pelos associados que já participaram do evento. Na avaliação dos participantes, a discussão do assunto e os demais subtemas extraídos dele são atuais, importantes e necessários a serem discutidos.

O evento percorreu todos os núcleos da Região Norte de Mato Grosso nos dias 22 a 26 de abril. A caravana do Circuito também já passou a Região Oeste do Estado, nos dias 06 a 10 de maio.  Para compor os painéis de discussão, a Aprosoja convidou o economista e comentarista do Canal Rural, Miguel Daoud e o diretor executivo da Aprosoja Brasil, Fabrício Rosa. Também compõe a mesa redonda o presidente da Aprosoja Mato Grosso e vice-presidente da Aprosoja Brasil, Antonio Galvan. Mediador do bate papo é o jornalista e apresentador do programa Direto ao Ponto, Glauber Silveira.

Produtora rural e delegada da Aprosoja no núcleo de Sapezal, Zildinei Pantra Pereira aprovou o 14º Circuito Aprosoja. Ela também elogiou a a mudança no formato e disse que o evento ficou mais produtivo e dinâmico. Ainda segundo a produtora, o tema veio no momento certo.

“Infelizmente é um tema sempre atual. Digo infelizmente porque nós, que somos produtores, respondemos pelo PIB do Brasil, ainda estamos debatendo uma situação tributária como a nossa, é infelizmente. Nós devíamos estar sendo olhados com outros olhos pelo Governo, mas sendo necessário e importante, a Aprosoja veio com tema oportuno para os produtores. Se continuarmos com essa carga vamos ficar inviáveis. Muitos vão sair do agronegócio e vamos ter um problema seríssimo para o Estado”, explicou.

Produtor em Tangará da Serra, Luciano Rezende enfatizou que a escolha do tema foi bastante pertinente e está totalmente ligado a realidade atual do setor, que passa por dificuldades e precisa de informações sobre o assunto escolhido. Ele lembrou que o Circuito também é um momento de união e celebração entre os produtores.

“O tema é super pertinente para atividade, dentro da realidade do produtor, todos nós estamos passando uma dificuldade grande em obter renda, que é o grande desafio do produtor hoje. Obviamente essas onerações, tributações, impostas pelo Governo não dá espaço pra termos lucro. Esse evento é uma oportunidade que o produtor tem de vir, se atualizar, sanar suas dúvidas e estar juntos. Super válido”, disse.

Já a delegada coordenadora de Tangará da Serra, Patrícia Pasa agradeceu a presença dos produtores do núcleo e enfatizou a alegria de ver muitas mulheres participando desta edição do Circuito Aprosoja.

“Foi muito bom ver as famílias presentes, as esposas dos produtores, que muitas vezes estão juntas trabalhando no escritório, na organização, levantamento de dados.  É de extrema importância que essas mulheres participem, pois executam papéis fundamentais dentro da atividade. Foi muito bom ver a participação da mulher para discutir esse tema de custo e tributação e também se atualizarem nos diversos assuntos tratados. Espero e convido todas para participarem cada vez mais”, pontuou.

Presidente Antonio Galvan disse que recebeu diversos elogios sobre o tema escolhido para o 14º Circuito Aprosoja. Ele também lembrou que a discussão é cada vez mais atual e se sente feliz em saber da aceitação dos associados.

“Nós escolhemos esse tema há aproximadamente uns três meses e cada dia que passa tem se tonado mais urgente e mais necessário discutir isso. O aumento dos nossos custos e as tributações, taxações impostas pelos Governos têm ameaçado a atividade rural. Esse tema também abre o leque pra tratarmos sobre Funrural, Lei Kandir, Fonte 100, Fethab, dentre outros tantos assuntos pertinentes. Nos deixa bastante satisfeitos e felizes, como presidente da Aprosoja, saber que foi bem aceito e que os associados estão satisfeitos com o tema escolhido”, finalizou Galvan.

Serviço –  Próximas paradas do Circuito Aprosoja serão municípios localizados no Sul e depois Leste de Mato Grosso. Encerramento será no dia 10 de junho, em Cuiabá.

Para realização do evento a Aprosoja conta com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e das empresas parceiras Syngenta, Sicredi e SuperBac. Mais informações nas nossas redes sociais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.