CI

Produtores gaúchos e catarinenses estarão reunidos para discutir avanços e perspectivas do queijo serrano

Os avanços e perspectivas para a qualificação, certificação e valorização do queijo artesanal serrano serão debatidos no 3º Simpósio Interestadual de Queijo Artesanal Serrano.


Os avanços e perspectivas para a qualificação, certificação e valorização do queijo artesanal serrano serão debatidos no 3º Simpósio Interestadual de Queijo Artesanal Serrano e 9º Encontro de Produtores Rurais de Bom Jesus, no dia 15 de julho, no CTG Presilha do Rio Grande, em Bom Jesus. O evento é realizado a cada dois anos, em municípios alternados do RS e SC, e fará parte da programação da 11ª Festa da Gila e 4ª Festa do Queijo Artesanal Serrano.

O objetivo é promover a troca de experiências, atualização de informações e construção de conhecimentos entre produtores e associações dos dois Estados, poder público e instituições parcerias, que desenvolvem atividades relacionadas à qualificação, certificação, legalização e valorização do queijo artesanal serrano. 

A abertura oficial do Simpósio será às 9h, seguida do painel com o tema ?Avanços e perspectivas para a regulamentação da produção e comercialização do queijo artesanal serrano?, que será tratado por profissionais da Emater/RS-Ascar, Epagri/SC, Comissão Intersetorial de Saneamento e Meio Ambiente (Cisama), Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Cispoa/Seapi) e do Serviço de Inspeção Municipal de Bom Jesus. À tarde, haverá o relato de experiências de produtores gaúchos e catarinenses, e as palestras "Cooperativas construindo um mundo melhor" (com abertura do curso de gestão rural), com a Sicredi, e sobre Indicação Geográfica/Denominação de Origem Campos de Cima da Serra (IG), com a Emater/RS-Ascar, além da apresentação da representação gráfica desta IG. Após, os participantes visitarão a 11ª Festa da Gila e 4ª Festa do Queijo Artesanal Serrano, que acontece de 13 a 17 de julho, em Bom Jesus.

As inscrições para o simpósio podem ser feitas até o dia 12 de julho, nos Escritórios Municipais da Emater/RS-Ascar e da Epagri/SC. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3237-1384, da Emater/RS-Ascar de Bom Jesus. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.