CI

Produtores goianos estão impedidos de plantar soja até 30 de setembro

A Secretaria da Agricultura lembra que o produtor é proibido de plantar soja durante esse período e não deve manter a planta viva na entressafra, eliminado as sementes remanescentes que permaneceram na lavoura


Os produtores rurais devem ficar atentos ao vazio sanitário, medida que proíbe o plantio de soja no período entre 1º de julho e 30 setembro. A medida, estabelecida em 2006 por meio da legislação estadual, visa acabar com a praga da soja, a chamada ferrugem asiática, que ataca a cultura causando queda da produção. Goiás foi pioneiro ao estabelecer o vazio sanitário por meio do Programa Goiás Soja Protegida.

A Secretaria da Agricultura lembra que o produtor é proibido de plantar soja durante esse período e não deve manter a planta viva na entressafra, eliminado as sementes remanescentes que permaneceram na lavoura. Isso porque o fungo só sobrevive e se multiplica em hospedeiro vivo. Sem planta viva, o fungo não se alimenta, não se reproduz e entra na safra seguinte com menos pressão, causando estragos reduzidos e demandando menos fungicida, o que garante economia ao produtor.

O fungo, que é extremamente agressivo, encontra no Brasil e principalmente no Cerrado clima muito favorável ao seu desenvolvimento, em grande extensão de área cultivada de soja. A Seagro ressalta que é muito importante que cada produtor cuide da sua lavoura, respeitando o vazio sanitário e observando se não há grãos de soja espalhados pela lavoura durante a entressafra. Os produtores que não cumprirem a lei estão sujeitos as ações punitivas, com multas que variam de R$ 2,5 mil a R$ 50 mil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.