CI

Produtores integrados de todo país assinam pauta de reivindicações à BRF

Demandas foram identificadas em evento realizado em Curitiba, com apoio do Sistema FAEP/SENAR-PR


Foto: Pixabay

Os detalhes sobre as exigências de rastreabilidade de vegetais frescos e frutas e o sistema desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para auxiliar os agricultores a se adequarem à legislação foram abordados em uma transmissão ao vivo na terça (13).  

Participaram da live a assessora técnica de rastreabilidade do Instituto CNA, Danielle Schneider, o assessor técnico da CNA, Erivelton Cunha, e o coordenador de Tecnologia da Informação do Instituto CNA, Ronei Correa.

A Instrução Normativa Conjunta 02/2018, elaborada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério da Agricultura, que trata da necessidade de registro de todas as informações ao longo da cadeia produtiva até o consumidor, já está em vigor para diversos alimentos, como citrus, maçã, uva, alguns tubérculos,  hortaliças folhosas e não folhosas.

Danielle destacou que o sistema AgriTrace de rastreabilidade vegetal é simples, prático, acessível e mantém as informações seguras.

“O sistema foi desenvolvido pela CNA para auxiliar os produtores rurais, sindicatos, cooperativas, associações, centros de distribuição, atacadistas e varejistas a atenderem às exigências. Todo esse trabalho é feito com o objetivo de garantir a qualidade e a segurança desses alimentos”.

Já o assessor técnico da CNA contextualizou a importância do registro correto das informações. “É possível identificar a movimentação do alimento dentro da cadeia produtiva, bem como produtos e insumos agrícolas utilizados na lavoura”, destacou Erivelton, reforçando que todos os elos têm essa responsabilidade de registrar e arquivar essas informações.

Durante a live, os participantes acompanharam simulações conduzidas pelo coordenador de Tecnologia da Informação do Instituto CNA, Ronei Correa.

Ele mostrou o passo a passo da adesão, cadastros de lotes, safras, informações de plantio até a geração de etiquetas para identificação dos alimentos.

Conheça o sistema AgriTrace de Rastreabilidade Vegetal em:

https://www.cnabrasil.org.br/agritrace-vegetal/

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.