Produtores lucram mais com transgênicos, diz estudo 

PESQUISA

Produtores lucram mais com transgênicos, diz estudo 

"Os produtores de soja do Brasil viram os lucros de suas lavouras aumentarem cerca de 26%"
Por: -Leonardo Gottems
466 acessos

Um estudo produzido pela consultoria Agroconsult com o apoio do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) analisou o aumento no lucro que os agricultores obtiveram depois do surgimento das culturas transgênicas, há 20 anos.  De acordo com a diretora-executiva do CIB, Adriana Brondani, não e possível questionar a importância dos transgênicos frente aos dados do estudo. 

Nesse cenário, o trabalho intitulado “20 anos de transgênicos no Brasil: impactos ambientais, econômicos e sociais” indicou que os produtores de soja do Brasil viram os lucros de suas lavouras aumentarem cerca de 26% a mais por hectare do que quando plantavam sementes convencionais. Com o milho o aumento é ainda maior e chega a 64% na safra verão e 152% na safra inverno. 

No cultivo de algodão, sementes transgênicas oferecem um ganho extra de 12% a mais para cada produtor em relação àquelas que não foram geneticamente modificadas. “É inquestionável o reflexo positivo dessa tecnologia na atividade agrícola e na qualidade de vida, nível de educação e renda da população,” comenta Adriana. 

Segundo a executiva, houve um aumento significativo na produtividade sem ter que ampliar a área plantada dessas três culturas. Para ela, esse tipo de semente acabou facilitando a produção agrícola do país, tornando-a mais atraente para as novas gerações e também para os investidores e pesquisadores.

“As sementes transgênicas transformaram o trabalho no campo. Antes, era comum que a atividade fosse considerada excessivamente difícil e sacrificante. A partir do emprego dessa e de outras tecnologias, tornou-se mais atraente e recompensadora. Isso permitiu que o produtor investisse mais em seu próprio bem-estar e no de sua família”, finaliza. 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink