CI

Produtores mineiros de milho planejam o plantio da safra de verão

A queda no preço do grão preocupa e muitos já pensam em reduzir a área


Produtores de milho de Minas Gerais começam a planejar o plantio da safra de verão. A queda no preço do grão preocupa e muitos já pensam em reduzir a área.

A metade do milho colhido na última safra pelo agricultor Cláudio Consonni, de Presidente Olegário, no noroeste de Minas Gerais, está estocada. Ele ainda espera conseguir um preço melhor pelo produto.

“Nós vendemos de 40% a 50% do que foi colhido para poder pagar contas. Mas estava por R$ 18. Com a nossa produtividade, quase que a gente empatava custo com receita. Então, resolvemos guardar parte da safra para esperar que talvez outubro, novembro ou dezembro o preço reaja e consiga talvez R$ 21, que aí sim viabiliza o plantio de milho aos custos da safra passada”, disse Consonni.

Mesmo a diminuição de mais de 20% no custo da produção para a nova safra não anima os produtores. O baixo preço do milho no mercado é um fator que pesa na hora de decidir o tamanho da área que o cereal vai ocupar.

Essa é a situação do agricultor Ronaldo Stábile, de Patos de Minas. Para a próxima safra o milho só ocupará a metade dos 560 hectares plantados no ano passado. “Eu diminuí porque o preço não está satisfatório e o custo muito alto. Mesmo com esse custo que abaixou, eu não estou querendo levar prejuízo outra vez”, justificou.

O agricultor Ronaldo Estábile substituirá a área de milho por soja nesta safra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.