CI

Produtores organizam associação para acessar mercados/RS


Uma parceria entre produtores da agroindústria familiar do município de Tio Hugo, localizado a 251 quilômetros de Porto Alegre, Prefeitura Municipal e o Sebrae no Rio Grande do Sul incentivou a formação da Associação de Produtores Coloniais e Artesanais de Tio Hugo (Apecath). Um grupo de 19 produtores de frutas, produtos coloniais, derivados da cana-de-açúcar, derivados do leite e produtos artesanais contarão com uma estrutura organizada que visa a expansão dos negócios.

O associativismo foi possível por meio do programa Redes Associativas e do projeto Desenvolvimento de Pequenas Propriedades Rurais do Alto Jacuí. "A iniciativa da associação surgiu em decorrência, basicamente, da necessidade que os pequenos produtores tinham em atingir mercados maiores. A partir deste trabalho, questões como qualidade do produto, design e ponto-de-venda serão trabalhados de forma mais ampla", afirma o gestor do projeto pelo Sebrae/RS, Nilson Valdir Kilpp.

De acordo com Kilpp já foi realizado um levantamento geral dos produtos e informações sobre possíveis locais de comercialização, em reuniões entre a Prefeitura de Tio Hugo, o Sebrae/RS e os produtores rurais. A primeira medida será a locação de um espaço na BR 386 para a venda direta dos produtos. A localização é considerada estratégica por ser uma via que atravessa o município.

A expectativa para o impacto no desenvolvimento do município com a criação da associação é alta. Kilpp enfatiza que, "num primeiro momento, os negócios serão efetivados de forma gradual. Aos poucos mostraremos para a cidade a importância do trabalho cooperado da Apecath, gerando retorno financeiro e movimentando a economia local".

Por outro lado, o vice-presidente da Apecath, Rubens Valter Tatsch, destaca que os produtores deixarão de trabalhar por conta própria, sem um ponto de venda definido. "Estamos unindo esses trabalhadores do campo, oportunizando aprendizado com relação a aspectos de produção, estocagem e comercialização. Vender sozinho é uma tarefa quase impossível", afirmou.

Os 19 produtores que formam a Apecath concentram seu plantio de frutas como pêssegos, uvas, figos, laranjas e bergamotas - posteriormente, transformados em geléias e compotas. A produção contempla também o cultivo de aipim e batata doce, derivados da cana-de-açúcar para melado e rapadura, derivados do leite para queijo e nata e produtos artesanais (tapetes, cortinas e itens relacionados).

O PROGRAMA

O Programa Redes Associativas do Sebrae/RS promove ações para o desenvolvimento social e econômico de regiões, com a união de esforços diante do competitivo mercado globalizado. Nesse sentido, o papel da entidade é colaborar na formação, capacitação, evolução e modernização das associações, cooperativas, redes de empresas e outras organizações associativas, para que possam acessar mercados e fornecedores com condições e vantagens que não teriam individualmente, qualificar seus produtos e serviços, aumentar sua produtividade, investir em marketing e trabalhar o processo de inovação, envolvendo conhecimento e aprendizado.

MAIS INFORMAÇÕES

Central de Atendimento ao Cliente do Sebrae/RS
Telefone: 0800 570 0800

Sebrae Planalto e Norte
Telefone: (54) 3317-3470

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.