CI

Produtores participam de minicurso de apicultura em Boa Vista do Sul

Minicurso sobre apicultura, realizado na última sexta-feira (23/03), em Boa Vista do Sul, contou com a participação de 20 agricultores


Um minicurso sobre apicultura, realizado na última sexta-feira (23/03), em Boa Vista do Sul, contou com a participação de 20 agricultores. Promovida pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, a capacitação iniciou às 9h, no Centro de Eventos do município, com uma palestra com o extensionista da Emater/RS-Ascar de Triunfo, Ricardo Boesche.

Ele abordou o sistema de reprodução das abelhas, sua forma de organização e a importância do conhecimento para poder interferir e manejar o apiário. Também foram apresentados os materiais apícolas recomendados para a produção racional de mel.

À tarde, o zootecnista da Emater/RS-Ascar Jaime Ries construiu, juntamente com os apicultores, o calendário apícola do município, com os períodos de melhor florada de cada espécie. Também foram discutidos os principais cuidados que o apicultor deve ter em cada período do ano, focando na preparação para o inverno, a fim de manter o enxame forte, e o manejo pré- primavera, para o melhor aproveitamento das floradas.

Segundo o secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Boa Vista do Sul, Amarildo Conci, o evento foi muito bom para os participantes, pois puderam ver que mudando algumas práticas de manejo será possível fortalecer os enxames e garantir uma melhor produtividade.

O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar local, Henrique Thomas Queiroz, destaca que a produção de mel do município tem tudo para crescer, e os agricultores estão motivados para realizar as pequenas adaptações necessárias para uma produção racional de mel. O próximo encontro será realizado na segunda semana do mês de maio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.