CI

Produtores podem ter economia de US$ 1 bi com defensivos

A CNA debateu hoje a simplificação de normas para defensivos genéricos


A vice-presidente de Secretaria da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora eleita Kátia Abreu, debateu a simplificação de normas para defensivos genéricos durante reunião na Casa Civil na última terça-feira (14-11). Kátia foi recebida pela subchefe de Articulação e Monitoramento, Tereza Campelo. “Senti muito boa vontade por parte da Casa Civil e estou otimista quanto a uma solução que permita menos burocracia e mais economia para o produtor rural”, avaliou.

Tereza Campelo admitiu a possibilidade de reunir todos os órgãos responsáveis pela expedição dos registros dos genéricos em um único local, além de separar numa fila única os processos dos defensivos genéricos, cujo trâmite é mais rápido. Os registros de novos produtos, cujos trâmites são mais lentos, fariam parte de uma outra fila.

De acordo com ela, a simplificação do registro para defensivos genéricos poderá significar uma economia de cerca de US$ 1 bilhão anuais para os produtores rurais. “A simplificação também tornará nossos produtos mais competitivos, uma vez que países como a Argentina, por exemplo, já usam os genéricos e conseguem reduzir em muito os custos de produção. Além disso, estaremos dando um passo para cumprir resoluções do Mercosul de dez anos atrás de livre trânsito de genéricos”, completou a senadora.

A CNA poderá colaborar com sugestões para a versão final do decreto que regulamentará o registro de defensivos genéricos. A subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Tereza Campelo, disse à Kátia Abreu que enviará aos produtores a minuta do documento com as novas regras. “Isso é muito importante, porque queremos colaborar para o aperfeiçoamento dessas medidas”, disse Kátia. As informações são da assessoria de imprensa da CNA.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.