CI

Produtores potiguares cultivam frutas típicas de clima temperado

Iniciativa é desenvolvida pela Embrapa e Sebrae e diversifica produção local


Iniciativa é desenvolvida pela Embrapa e Sebrae e diversifica produção local

Natal – Produtores de frutas potiguares iniciam, ainda neste ano, o plantio de diversas variedades de pêra e maçã. A iniciativa, que faz parte de projeto desenvolvido pela Embrapa Semiárido em parceria com o Sebrae no Rio Grande do Norte, implantará quatro pomares experimentais em Mossoró e Baraúna, na região Oeste do estado. Os fruticultores aguardam apenas a aprovação de um estudo pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do Banco do Nordeste, principal financiador do projeto.


O projeto é similar ao desenvolvido em regiões semiáridas do Ceará. De acordo com o estudo, coordenado por Paulo Roberto Coelho, as fazendas onde o projeto será implantado apresentam todas as condições necessárias para a implantação dos pomares experimentais, como drenagem, proteção e vigilância, por exemplo. Os trabalhos serão conduzidos em áreas de produtores associados à Cooperativa dos Fruticultores da Bacia Potiguar (Coopyfrutas) e à Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Potiguar (Coodap).

O gestor de Fruticultura do Sebrae no Rio Grande do Norte, Franco Marinho, acredita que a iniciativa diversifica a produção dos fruticultores potiguares. Implicará diretamente na elevação da renda dos produtores envolvidos e fortalecimento do setor. “O projeto trará mais renda e fortalecerá o setor da fruticultura”, avalia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.