CI

Produtores recebem orientações sobre vazio sanitário da soja

Objetivo deste dispositivo previsto na legislação, é reduzir a sobrevivência do fungo causador da Ferrugem Asiática no ambiente durante a entressafra


Foto: AgrolinkFito

O vazio sanitário é o período contínuo, de no mínimo 90 dias, em que o produtor rural não pode plantar e nem manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento na área determinada. O objetivo deste dispositivo previsto na legislação, é reduzir a sobrevivência do fungo causador da Ferrugem Asiática no ambiente durante a entressafra, minimizando os impactos negativos durante a safra seguinte.

Neste mês de junho o Programa Fitossanitário da Soja, mantido pelas entidades agrícolas, vem realizando um importante trabalho de orientação relacionado ao manejo e à legislação.

De acordo com os dados divulgados pela Aiba, os produtores precisam estar atentos aos prazos, para não correrem risco de multas. A partir de 1º de julho, até sete de outubro, as equipes do órgão de defesa sanitária da Bahia começam os processos de fiscalização. A penalidade estabelecida pelo Decreto Estadual por meio da Portaria Nº 235 de 15 de agosto de 2017, prevê multa no valor de R$7.500,00 por propriedade, mais R$100,00 por hectare.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.