CI

Produtores rurais atendidos pela ATeG terão acesso a crédito rural

Em Mato Grosso do Sul, profissionais participaram de um treinamento que auxiliará no esclarecimento dos interessados em contratar o serviço.


A parceria formalizada entre a Caixa Econômica Federal e o SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul oferecerá a produtores atendidos pela metodologia de ATeG - Assistência Técnica e Gerencial opções de linhas de crédito para investir em sistemas produtivos agropecuários. Em Mato Grosso do Sul, profissionais participaram de um treinamento que auxiliará no esclarecimento dos interessados em contratar o serviço.

Segundo o gestor da Unidade Técnica do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Justino Mendes, os empresários rurais atendidos pelos programas do SENAR/MS contarão com o diferencial de receber orientação da equipe técnica, no momento que idealizarem o plano de custeio da atividade agrícola. “O convênio entre as duas instituições auxiliará os produtores a investir e melhorar suas atividades, a partir de um planejamento focado em sua realidade financeira. Para atender o perfil dos produtores assistidos na ATeG, as taxas de juros variam entre 8,5% a.a. para o médio produtor, com renda bruta anual de até R$ 1,76 milhão e 9,5% a.a. para produtores com renda bruta anual acima de R$ 1,76 milhão) e os contratantes terão atender algumas exigências específicas, como é feito em outras instituições”, reforça.

Na avaliação do superintendente do SENAR/MS, Rogério Beretta, a opção de crédito disponibilizado por esta parceria contribuirá com a efetividade dos trabalhos de assistência técnica desenvolvidos pela instituição. Todos os projetos deverão ser beneficiados, mas principalmente aqueles em que haja necessidade de investimentos por parte do proprietário. “Projetos como o ‘Mais Inovação’ assim como o ‘ABC Cerrado’ trabalham com propostas tecnológicas sustentáveis e a disponibilização do crédito rural é fator indispensável para a implementação dos projetos nas propriedades atendidas pelo ATeG”, argumenta.

Assistência Técnica do ATeG -  O Programa de Assistência Técnica e Gerencial foi criado pelo SENAR buscando sanar a lacuna existente no Brasil nessa área. Segundo dados do Censo Agropecuário de 2006 do IBGE, apenas 9,3% dos produtores rurais receberam visitas regularmente.

Em virtude da sua capilaridade, a estrutura nacional do SENAR será capaz de abranger todos os municípios do estado de MS, de forma a promover a formação profissional das pessoas que vivem e/ou trabalham no campo, além de proporcionar acesso pelos produtores rurais a um modelo de assistência técnica associado à consultoria gerencial, permitindo mudanças efetivas no ambiente das empresas rurais.

As cadeias produtivas trabalhadas inicialmente serão: Pecuária de leite, Pecuária de Corte, Heveicultura, Horticultura, Piscicultura, ILPF, Fruticultura e Agricultura Orgânica.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.