CI

Produtores rurais de Carlos Chagas participam de curso de Olericultura

Além de aprender o significado da palavra olericultura, 10 produtores rurais aprenderam também sobre o cultivo convencional de hortas

A olericultura é a área da horticultura que abrange a exploração de hortaliças e que engloba culturas de folhosas, raízes, bulbos, tubérculos, frutos diversos e partes comestíveis de plantas. Além de aprender o significado da palavra olericultura, 10 produtores rurais aprenderam também sobre o cultivo convencional de hortas, na zona rural do município de Carlos Chagas, no Vale do Mucuri. Os participantes são membros da Associação João Kretli.

O curso de Trabalhador Agrícola na Olericultura / Cultivo Convencional, foi realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Carlos Chagas em parceria com o Senar Minas e apoio do Sicoob Carlos Chagas. No curso, os participantes receberam informações técnicas para a condução eficiente do trabalho no cultivo das hortas.

O instrutor Gilberto Cardoso dos Santos orientou o grupo, de forma prática, sobre como formar o composto orgânico E como fazer a limpeza do local onde a horta é feita. Além disso, ensinou técnicas de irrigação, adubação, capina, colheita, beneficiamento e até comercialização.

“Mostramos que olericultura requer muita mão de obra, que deve ser especializada. Por isso a importância do curso, para aprenderem a lidar com os problemas da olericultura. Foi uma turma muito boa e eles puderam aprender na prática, plantando alface, cebola, coentro, tomate, couve e outras coisas”, disse o instrutor.

O mobilizador do Sindicato Rural, José Ednê, argumentou que o curso dará maior embasamento aos produtores no plantio e também na comercialização. “Claro que muitos já tinham conhecimento de como fazer a horta, mas tudo evolui e tenho certeza que eles aprenderam muitas coisas novas no curso. A maioria afirmou que vai plantar para consumo próprio e também para comercializar as hortaliças e ganhar uma renda extra”, contou o mobilizador.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.