CI

Produtores rurais podem emitir GTA online em qualquer município informatizado

Adapec busca evoluir continuamente em tecnologia para facilitar a vida do produtor


A partir da última quarta-feira, 13, os produtores rurais tocantinenses podem emitir a GTA- Guia de Trânsito de Animal, em qualquer escritório da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária – independente do local onde a ficha cadastral é movimentada, como era exigido anteriomente. A Agência também iniciou nesta mesma data, o cadastramento dos pecuaristas para fornecer login e senha, que dará acesso a nova ferramenta “Produtor online”, que em breve estará disponível através do site
www.adapec.to.gov.br.

Segundo o analista da Tecnologia da Informação da Adapec, Vagner Cassol, a Agência tem buscado evoluir continuamente em tecnologia para facilitar a vida do produtor e, consequentemente, gerar mais subsídios para o Sistema. “Buscamos a integração de dados, além de promover rapidez e facilidade na coleta de informações”, destaca.

Para o presidente da Adapec, Geraldino Ferreira Paz, antes desta autorização o produtor só poderia emitir a GTA no município onde sua ficha cadastral era movimentada. “Agora o pecuarista terá mais alcance e comodidade. Em contrapartida estamos evoluindo para acompanhar as exigências do mercado consumidor, garantindo também segurança sanitária animal e vegetal”, enfatiza.


Produtor Online
É uma ferramenta inédita, onde o produtor poderá acompanhar o saldo do rebanho, corrigir e alterar os dados cadastrais, além de poder organizar administrativamente seus negócios. Outra novidade é a possibilidade de o produtor lançar no Sistema o rebanho imunizado nas campanhas de vacinação. Mas para validar essas informações vai ser preciso ir até a Adapec apresentar a nota fiscal de vacina, o funcionário localiza a pendência, confere os dados que o produtor informou e registra a vacinação.

Dados
De acordo com os dados referentes ao mês de maio de 2010, a Adapec tem 67.966 propriedades rurais e 52.403 produtores cadastrados. O rebanho ultrapassa os 7,8 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos).

Sistema
A Adapec já conta com o Sistema Informatizado de Defesa Sanitária Animal para emissão de GTA online. Atualmente, estão interligados 109 municípios do Estado, dos 139 existentes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.