CI

Produtores têm até hoje para imunizar bezerros


Os produtores do Planalto de Mato Grosso do Sul têm até esta segunda-feira (28-02) para vacinar animais de até 12 meses contra a febre aftosa. São cerca de 5 milhões de animais, segundo a Iagro (Agência Estadual de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal).

A vacinação contra febre aftosa está ocorrendo em toda a região de planalto, que representa 51 municípios como Campo Grande, Alcinópolis, Três Lagoas, Nova Andradina e Naviraí. A Iagro deve divulgar relatório final da campanha de vacinação entre os dias 15 e 20 de março. O pecuarista que não imunizar o rebanho fica sujeito à multa de R$ 32,40 por animal, o que equivale a 3 uferms.

O gestor de defesa sanitária animal, Afonso Dutra de Oliveira, afirma que a vacinação no início do ano, apesar do transtorno da chuva, é duplamente estratégica. Primeiro porque muitos bezerros acabam ficando de fora da etapa de novembro, que inclui bovinos de mamando a caducando, porque ainda não nasceram ou acabam não indo para o mangueiro, por serem muito novos.

Por outro lado, explica o técnico, os animais que também receberam apenas a primeira dose, em novembro, não adquirem tanta imunidade. O tempo para que o animal que recebe a primeira vacina na vida fique protegido contra a doença é de cerca de 15 dias e a imunidade só dura cerca de três a cinco meses. Já na segunda dose o animal tem reação imunológica de 5 a 7 dias e fica totalmente protegido por seis a oito meses.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.