CI

Produtores terão taxas de juros menores em 2007

Os produtores do Norte, Nordeste e Centro-Oeste terão redução nas taxas de juros dos financiamentos


Os produtores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País terão redução nas taxas de juros dos financiamentos a partir de janeiro de 2007. A revisão ocorreu pela queda da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) e consta de um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já publicado no Diário Oficial da União dessa quarta-feira (08-11).

Os miniprodutores rurais, por exemplo, terão as taxas de financiamento reduzidas de 6% para 5% ao ano. Se não atrasarem o pagamento, a taxa anual passa para 3,75% ao ano para os trabalhadores do semi-árido brasileiro.

As novas taxas beneficiam não apenas os contratos firmados a partir de janeiro do ano que vem como as operações com taxas prefixadas contratadas até dezembro de 2006 e que ainda estejam em vigor no início de 2007.

As verbas dos financiamentos são dos Fundos Constitucionais do Nordeste (FNE), Norte (FNO) e Centro-Oeste (FCO), administrados pelo Ministério da Integração Nacional.

As taxas de juros dos fundos terão redução de 16,3% a 17,9% em relação às atuais. No caso do FNO, os empréstimos são feitos no Banco da Amazônia; do FNE, no Banco do Nordeste do Brasil; e do FCO, no Banco do Brasil.

Segundo informações do Ministério da Integração Nacional, de janeiro a agosto deste ano, os fundos constitucionais aplicaram R$ 3,8 bilhões em 471 mil operações. Para 2007, estão previstos cerca de R$ 9,2 bilhões.

O FNO, FCO e FNE foram criados em 1989 para fomentar o desenvolvimento das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Estima-se que os empréstimos dos fundos já permitiram a criação ou manutenção de 5,8 milhões de empregos diretos e indiretos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.