Produtores traçam estratégias para expandir produção do abacaxi no TO

Agronegócio

Produtores traçam estratégias para expandir produção do abacaxi no TO

No dia de campos serão apresentadas as normas técnicas de padronização de mudas de abacaxi para o Estado
Por:
1158 acessos
A fruticultura tocantinense, em especial a produção de abacaxi, se destaca na escala de produção comercial. Para incentivar a produção no Tocantins, a Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e parceiros realizam o I Dia de Campo do Abacaxi, com objetivo de apresentar as técnicas adequadas para o aumento da produção no Estado. O evento acontece, nesta sexta-feira, 1º, a partir das 8 horas, no Assentamento União, em Miracema do Tocantins.

Segundo o coordenador de Desenvolvimento Vegetal da Seagro, José Américo Vasconcelos, o dia de campo é importante para fortalecer a cadeia produtiva do abacaxi. “A safra deste ano está apresentando bons rendimentos na qualidade e produção dos frutos. Com esse evento queremos mobilizar a categoria para desenvolver a cadeia produtiva e melhorar a comercialização, uma vez que o preço do abacaxi está em alta”, enfatizou.

No dia de campos serão apresentadas as normas técnicas de padronização de mudas de abacaxi para o Estado, modelos de produção e comercialização da fruta no Tocantins e para outros Estados. As atividades do evento acontecerão em etapas, iniciando com o tema “Escolha da área para o plantio, mudas e métodos de plantio”. Em seguida serão abordados os tratos culturais, mostrando o sistema de Produção Integrada.

A iniciativa faz parte da condução do projeto "Produção Integrada do Abacaxi no Tocantins", coordenado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura em parceria com a Seagro. “Esse projeto já desenvolveu tecnologias susténtáveis de propdução desta fruteira e está servindo de modelo para outros estados produtores”, disse Vasconcelos. Ainda segundo ele, uma das palestras do dia de campo será proferida pelo presidente da Cooperativa dos Produtores de Abacaxi de Itaberaba, Valdomiro Vicente Vitor.

Programação

Ainda na programação será focado sobre: colheita; aproveitamento dos restos culturais para a alimentação de bovinos e modelo de comercialização da fruta. E por último, os técnicos mostram como funcionam as Normas Técnicas de Padronização de Mudas de Abacaxi para o Estado do Tocantins.

Participam do evento, o governo do Estado, por meio da Seagro,( suas vinculadas Adapec, Ruraltins), o MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, OCB – Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado do Tocantins, a empresa de agronegócios Terra Fértil e a prefeitura municipal.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink