CI

Produtos agropecuários de Minas Gerais conquistam mercados


A abertura dos mercados internacionais para as carnes de frango, peru, bovinos e suínos beneficiou os produtores mineiros. Levantamento realizado pela Superintendência de Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com base nos negócios realizados no primeiro bimestre deste ano, mostra que o crescimento relativo das exportações mineiras nesses segmentos foi superior à média dos negócios realizados pelo conjunto dos produtores brasileiros do setor, se comparado a igual período de 2003.

A soma das exportações dessas carnes em Minas foi 125,2% maior em valor e cresceu 66,4% em volume. No quadro geral das exportações de carne no Estado, no bimestre, destacam-se os suínos, que possibilitaram receita de US$ 4,132 milhões, contra US$ 1,254 milhões no primeiro bimestre de 2003, uma variação de 229,5%. Houve um salto no volume exportado de 826 toneladas para 2.856 toneladas no período anterior, ou seja, crescimento de 245,8%.

Surto no Canadá

A gripe do frango chegou a mais duas fazendas e aumentou para 25 o número de propriedades da região de Columbia Britânica afetadas pelo vírus, informaram as autoridades canadenses.

Uma das fazendas tem 10.000 aves confinadas e fica fora da região de vigilância, que foi estabelecida pelas autoridades em torno da localidade de Abbotsford, o foco da infecção.

As autoridades determinaram o sacrifício de 19 milhões de aves no centro de Columbia Britânica para evitar a propagação da doença. Por enquanto, meio milhão foi sacrificado, que foram enterrado ou incinerado.

O ministro da Agricultura do Canadá, Bob Speller, declarou que será permitido o transporte e venda dos produtos avícolas procedentes do sacrifício apenas depois da comprovação de que as aves em questão não foram afetadas pelo vírus, informa a Agência EFE.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.