CI

Produtos agropecuários têm alta de preços

Soja, arroz, algodão, trigo e milho tiveram valorização


Foto: Eliza Maliszewski

Segundo avaliação do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP) os preços da maioria dos produtos agropecuários seguiram elevados no primeiro trimestre de 2021. No período o Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/Cepea) avançou 14,1% em comparação com o primeiro trimestre de 2020.

O cenário se dá pela valorização dos grãos em 32,8%. Todos os grão que compõem o índice tiveram alta expressiva. A maior valorização foi na soja, com avanço de 43%. Em seguida vem o arroz com alta de 30%, o algodão com 22%, o milho com 19% de elevação e o trigo com 11%.
 
 O IPPA-Grãos/Pecuária também subiu, mas de forma menos intensa, ficando em 4,7%. Por outro lado, o IPPA-Cana-Café/Cepea e IPPA-Hortifrutícola/Cepea recuaram no primeiro trimestre de 2021 frente ao mesmo período do ano passado, 10,8% e 9,8%, respectivamente, em termos reais.
 
Já entre o último trimestre de 2020, entre outubro a dezembro, e o primeiro de 2021, o índice apresentou queda real, de 5,1%. Segundo pesquisadores isso se deve, especialmente, à redução observada para na pecuária, de 7,1%, que, por sua vez, foi pressionado especialmente pelas desvalorizações dos suínos e do leite nos três primeiros meses deste ano.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.