Agronegócio

Produzir carne ficou 6,41% mais caro no MT

A retração do preço foi de 11,91% na média dos nove estados pesquisados pela CNA
Por: -MARCONDES MACIEL
1 acessos

A arroba do boi gordo desvalorizou durante quase todo o ano, com recuperação apenas nos meses de outubro e novembro. No acumulado do ano, a retração do preço foi de 11,91%, na média dos nove estados pesquisados pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

Os números apenas confirmam a situação crítica que os pecuaristas de Mato Grosso e das demais regiões do país estão enfrentando na prática dos seus negócios. Na média Brasil, os custos acumularam aumento de 10,10% em 2004, enquanto a arroba desvalorizou apenas 0,03%. Desde março de 2003, os custos totais da pecuária já aumentaram 25,76%, enquanto a arroba do boi caiu 11,17%, em termos nominais. Chama a atenção o fato de que, em 2005, a queda foi maior que no acumulado dos 32 meses.

Mato Grosso fechou 2005 com a segunda menor desvalorização do preço da arroba (7,86%), mas acumulou aumento de 7,07% nos custos totais. A desvalorização acumulada da arroba, em 2005, foi a maior já observada entre os nove Estados analisados, chegando a quase cinco pontos porcentuais acima da média Brasil (11,91%).

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink