CI

Programa AgriHub colhe resultados positivos

Ideia foi mostrar como estão acontecendo as conexões e como está a construção dessa relação entre o agronegócio mato-grossense e a inovação tecnológica

Completando quase dois anos, o projeto AgriHub, que tem como objetivo entender a necessidade dos produtores rurais e facilitar a conexão com quem pode levar as soluções para o campo, foi tema de um dos painéis nesta quinta-feira (19.04), no Summit AgriHub. A ideia foi mostrar como estão acontecendo as conexões e como está a construção dessa relação entre o agronegócio mato-grossense e a inovação tecnológica.

No painel “AgriHub – como as primeiras conexões estão ocorrendo?”, o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), Otávio Celidonio, ressaltou que o AgriHub democratizou o acesso à tecnologia. “Agora chegamos em um momento em que precisamos pensar nos próximos passos para continuar construindo esse hub e manter a credibilidade. Sabemos que muitas empresas não terão sucesso e que outras não sobreviverão, mas precisamos ter clareza disso e continuar a caminhada”.

Celidonio aproveitou para pedir que todos “vestissem a camisa” do AgriHub: “Sozinho vamos rápido, mas quando queremos ir longe é preciso nos unirmos”. Acrescentou que a relação entre produtores e instituições de ensino está bastante adiantada e que Mato Grosso já tem muitas startups. “Isso está tornando cada vez mais fácil fazer a conexão entre o produtor rural e as novas tecnologias que chegam no mercado diariamente”.

O começo desse processo não foi fácil, mas com a união e a dedicação de muitas pessoas e instituições as soluções começaram a chegar.  Para Adolfo Petry que é produtor Rural, empreendedor da Rede de Fazendas Alfa e sócio da startup Escola Agro, a participação em uma missão técnica feita a Israel despertou o interesse por esse mundo de inovações tecnológicas.

“Descobri que era hora de levantar do sofá e caminhar em direção ao futuro. Que era tempo de se envolver com os projetos, estudar, aprender e ser protagonista”, relatou Petry.

O produtor se juntou a outros sócios, montou a startup Escola Agro, cujo objetivo é explicar para as pessoas como é o dia a dia na fazenda. “A ideia surgiu depois que eu tive dificuldades com um fornecedor que não conseguia entender que eu precisava do produto dentro de um certo período. Ele não entendia como funcionava o campo”.

No debate, o organizador da Comunidade de Tecnologia de Mato Grosso (DevMT), Alvaro Viebrantz, contou como foi participar dos hackatons e de todos os eventos que aconteceram dentro do projeto AgriHub. Explicou como funcionam as comunidades e se surpreendeu com o que encontrou no setor do agronegócio. “Entendi que há muitos produtores que estão dispostos a aceitar a tecnologia e que muitos já utilizam e estão dispostos a experimentar cada vez mais as novidades que chegam a todo momento no mercado”.

É o caso de Rafael Kumell, administrador de empresas, produtor validador da rede. Segundo ele, testar novas tecnologias não é uma tarefa fácil, mas a cultura de sua família é incentivar o progresso, por isso ele aceitou o desafio de levar para dentro de sua propriedade em Nova Mutum diversas novas tecnologias. “Já tive uma experiência onde investi R$ 60 mil e não deu certo, mas, por outro lado, já temos vários equipamentos e tecnologias que têm funcionado muito bem e dado bons resultados”.

Kumell destaca ainda que é importante que o produtor tenha todas as informações sobre o produto. “No papel tudo é muito bonito, mas na hora que vai para a prática tudo fica complicado”. Sendo assim, a dica é que as empresas de inovações tecnológicas informem quanto o produtor terá que investir, para que serve aquela tecnologia e se a pessoa quer investir, testar e ainda correr o risco de perder o dinheiro. “Falhar é uma coisa natural para quem se dispõe a testar o novo”.

Programa AgriHub - É uma iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Tem o objetivo de ser a ponte que liga a tecnologia ao campo. Além disso, busca contribuir para aumentar a renda dos produtores rurais usando o mínimo de recursos e para o desenvolvimento sustentável da produção agrícola e pecuária por meio da inovação tecnológica. Site para mais informações: agrihub.org.br.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.