Programa Aplique Bem encerra o ano no Nordeste e no Paraná

Agronegócio

Programa Aplique Bem encerra o ano no Nordeste e no Paraná

Amanhã o serviço itinerante capacita os produtores de Londrina
Por:
1594 acessos
O Programa Aplique Bem, serviço itinerante que orienta os produtores rurais a utilizar corretamente defensivos agrícolas, evitar danos ambientais e reduzir custos sociais – parceria entre a Arysta LifeScience e o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) – percorre cidades do Paraná e do Nordeste no mês de novembro e início de dezembro, e finaliza 2010 com mais de 200 municípios visitados pelos duas unidades do programa – os Tech Móveis.

Durante o treinamento, os agricultores terão acesso a informações sobre o uso adequado e seguro de defensivos agrícolas; a utilização correta de equipamentos de proteção individual (EPIs) e a regulagem dos pulverizadores, reduzindo os riscos de impacto ambiental e à saúde humana.

De acordo com o Censo Agropecuário do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) 56% das propriedades rurais do país, um total de 1,4 milhão, utilizam defensivos de forma inadequada, por isso os treinamentos pretendem atender e orientar essa demanda. Assim, com o Programa, estima-se que o treinamento correto desses trabalhadores represente uma redução de 90% nos riscos de contaminação e prejuízos ao meio ambiente e à saúde humana, além de colaborar economicamente com o produtor.

“O grande diferencial do programa está em trabalhar com o tripé equipamento, pessoas e pulverização, que são os elementos fundamentais para uma correta aplicação: um equipamento regulado, com pessoas capacitadas e uma pulverização dentro das condições ambientais e técnicas recomendadas resultam em um uso racional e correto”, conclui a Coordenadora de Stewardship e Registro da Arysta LifeScience, Líria Hosoe.

A iniciativa começou com produtores de hortifruti no interior de São Paulo, mas hoje o Aplique Bem atende todo o Brasil e atua em diferentes culturas, tornado-se um importante projeto para educação de produtores rurais. No mês de setembro, o programa comemorou três anos de trajetória e já ultrapassou a marca de 500 propriedades visitadas pelos Tech Móveis, treinando mais de 13 mil produtores em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

“A principal mensagem que queremos passar por meio de nossos treinamentos é de que independentemente do equipamento que o produtor possui, quando bem utilizada por pessoas capacitadas, ele será uma ferramenta eficaz que trará benefícios econômicos, com o menor impacto ambiental e protegendo a saúde do trabalhador e das pessoas que consumirão os alimentos”, conclui Líria.

Próximas cidades - Nordeste:
Petrolina (PE): 25 e 26/11

Próximas cidades - Paraná:
Londrina: 23/11
Assis: 24/11
Mauá da Serra: 25/11
Paranavaí: 26/11
Faxinal: 29/11
Borrazópolis: 30/11
Chopinzinho: 02/12
Clevelândia: 03/12
 
As informações são da assessoria de imprensa da Arysta LifeScience.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink