CI

Programa Balance atento aos custos das dietas avícolas

Estratégia faz parte das soluções nutricionais oferecidas pelo programa


Foto: Pixabay

Contar com soluções atentas aos elevados custos de produção das dietas avícolas e que apoiem a performance dos animais são determinantes para que o produtor encontre o equilíbrio zootécnico e econômico da sua produção.

Prova para esta afirmação está no recente estudo apresentado pela Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa (CIAS, Concórdia/SC) que apontou um acúmulo de alta de 12,02% nos custos de produção de frango, sendo a nutrição animal o principal componente da lista, responsável por 77,7% do total e que nos últimos 12 meses, de fevereiro de 2020 a 2021, teve alta acumulada de 44,41%.

E neste cenário, ainda mais acentuado devido à volatilidade do mercado, a atenção à estratégia nutricional se torna ainda mais decisiva para o equilíbrio zootécnico e econômico na avicultura industrial. 

Dentro do pilar Estratégia Nutricional Adequada do Programa Balance os produtores passam a contar com uma tecnologia NOVUS® que atua de forma cirúrgica nos fatores antinutricionais, digestibilidade e nos custos de produção, a protease Cibenza DP100. “Esta solução pode ser relevante como estratégia nutricional do Programa Balance pois os efeitos deletérios das proteínas não digeridas no trato intestinal interferem diretamente na eficiência e integridade de intestino. Tanto os fatores antinutricionais da soja (como inibidores de tripsina), quanto a presença de proteínas não digeridas, comprometem o aproveitamento dos nutrientes por parte das aves”, destaca o Gerente de Serviços Técnicos LAS, Flavio Longo.

De acordo com ele, isso ocorre porque a fração de proteína não digerida favorece um maior desenvolvimento de bactérias patogênicas no lúmen intestinal, aumentando seu desafio e a viscosidade, comprometendo as estruturas da parede intestinal que são responsáveis pelo processo de absorção. “Como resultado, há piora no desempenho das aves”, destaca o profissional.

Flavio ressalta ainda que Cibenza DP100 não atua somente sobre a proteínas complexas e sobre a fração indigestível, mas em toda a proteína da dieta, acelerando o processo de digestão, o que contribui para a saúde intestinal uma vez que as bactérias patogênicas encontram menor disponibilidade de substrato para seu desenvolvimento.

A Especialistas Sênior de Serviços Técnicos da NOVUS®, Raquel Araujo, inclui que dependendo do diagnóstico realizado - primeiro pilar do Programa Balance, Cibenza DP100 pode ser uma ferramenta interessante visando redução de custo alimentar, redução de desafios entéricos, controle de variabilidade de qualidade de ingredientes, redução de impacto ambiental, dentre outros, sempre de forma customizada e alinhada com os objetivos dos clientes. “Cibenza DP100 é uma serina protease com eficácia comprovada sobre inibidores de tripsina e outros fatores antinutricionais in vitro, in vivo e no campo, ajudando nossos clientes a serem sustentáveis econômica e ambientalmente. Por meio de sua tecnologia é possível extrair o máximo valor dos ingredientes e, além disso, obter um ‘seguro’ contra variações na qualidade dos ingredientes à base de soja”, inclui Raquel.

Além disso, destaca a especialista, CIBENZA® DP100 torna os nutrientes mais disponíveis para os animais, melhorando seu crescimento e desempenho. Em adição, possibilita um melhor uso de ingredientes alternativos - geralmente mais baratos - e controla os riscos da alimentação, minimizando o efeito dos fatores antinutricionais dos ingredientes ao mesmo tempo que reduz a fermentação intestinal e promove melhor qualidade intestinal. "Por isso, também é uma ferramenta interessante diante do desafio de produção livre de antibióticos”, conclui.

O que é uma serina-protease?

Serina-proteases são enzimas que clivam ligações peptídicas em proteínas, nas quais a serina atua como o aminoácido nucleofílico (central) no sítio ativo. Outros exemplos de serino-proteases presentes no organismo incluem quimotripsina, tripsina, elastase e trombina. Cada serina-protease possui suas especificidades, mas no geral são proteases altamente eficientes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.