CI

Programa CNA Jovem é concluído no Maranhão

Foi encerrada neste domingo a etapa estadual do CNA Jovem no Maranhão, com a seleção de três participantes que representarão o estado na fase nacional.


Foi encerrada neste domingo (12/6) a etapa estadual do CNA Jovem no Maranhão, com a seleção de três participantes que representarão o estado na fase nacional do programa, em Brasília. Os jovens Luana Almeida Torres (engenheira agrônoma), Ludmila Nayara Ribeiro (zootecnista) e  Lucas Gomes (administrador de  empresas) foram os escolhidos.

Os 13 inscritos do CNA Jovem foram avaliados individualmente e coletivamente, com atividades presenciais e a distância, na construção de planos e ações viáveis e compatíveis com a agropecuária do estado. As etapas foram iniciadas no final de abril.

Uma das principais exigências foi a aptidão para liderança, uma vez que o programa visa preparar jovens do meio rural para impulsionar ainda mais o setor agropecuário. Por isso, os encontros realizados pelo sistema Faema/SENAR-MA serviram para aprimorar habilidades do grupo, bem como informá-los acerca das condições da agropecuária no Maranhão. Para isso, foram ministradas palestras pelo assessor técnico da Faema, César Viana, e pelo superintendente da entidade, José Hilton Coelho de Sousa.

Colaboraram também o consultor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Luiz Felipe Escalarte, e o zooetecnista e empresário, Gutemberg Morais Forte Ferreira. As equipes foram coordenadas pelos instrutores Alana Fontenele e Paulo Ricardo Belo, ambos egressos do CNA Jovem. A  gestão ficou a cargo do gerente de Formação Profissional do SENAR-MA, Carlos Antônio Feitosa.

Os instrutores passaram orientações quanto ao tema para o desenvolvimento do plano de trabalho e os jovens também participaram de uma oficina de oratória. Ao final, foram  apresentados os planos de trabalho individualmente e anunciada a classificação regional.

O gestor do CNA Jovem no Maranhão, avalia como positiva as três etapas do programa. Para ele, o sistema Faema/SENAR-MA conseguiu atingir os objetivos propostos. “Foi muito rico, tanto para os participantes quanto para nós que estávamos à frente do trabalho”, destaca. Feitosa também acrescenta ter percebido a satisfação de todos os integrantes da equipe. “Espero que eles nos representem bem em Brasília".

Para Lucas Gomes, o programa CNA Jovem é uma oportunidade de conhecer melhor o setor agropecuário, a economia de modo geral e representar o estado a que pertence. “É uma iniciativa positiva, que oferece opções a quem tem capacidade de liderar e gerenciar projetos em benefício do agronegócio”, disse empolgado.

Luana Almeida acredita que a experiência de estar envolvida em um programa desse nível vai ajudá-la muito profissionalmente, além de repassar seus conhecimentos ao seu estado. “É uma integração que está sendo feita. Estão incluindo e incentivando jovens no meio agro com programas tão importantes como o CNA Jovem”, ressalta.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.