Programa de biocombustíveis visa atender compromisso ambiental

Agronegócio

Programa de biocombustíveis visa atender compromisso ambiental

Previsão é aumentar produção do etanol, uma das principais fontes alternativas de energia
Por:
1009 acessos

Foi lançado nesta terça-feira (13) o Renova Bio, programa que prevê o avanço do setor de biocombustíveis no país até 2030. O programa visa a sustentabilidade ambiental econômica e financeira, estabelecer regras de comercialização e o investimento em novos biocombustíveis, como o etanol de segunda geração, o biodiesel HVO (óleo vegetal hidrotratado), o diesel de cana, o biogás/biometano e o bioquerosene.

O etanol é parte fundamental do compromisso brasileiro de enfrentamento das mudanças climáticas, assumido na COP 21 (Conferência do Clima da ONU) e ratificado pelo Congresso Nacional e pela Presidência da República. A previsão é de que o Brasil deverá produzir 54 bilhões de litros de etanol em 2030. Hoje, o país produz cerca de 28 bilhões de litros de etanol por safra. De biodiesel, a produção deste ano deve fechar em 4 bilhões de litros de biodiesel.
 
“O maior desafio é reduzir as emissões no setor de energia”, disse o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, ao participar de workshop de lançamento do programa. O Renova Bio tem a participação dos ministérios da Agricultura, de Minas e Energia, da Fazenda e da Indústria e Comércio e será executado em parceria com representantes do setor energético nacional.

Na COP-21, foi traçada a meta de reduzir as emissões de gases de efeito estufa a patamar 37% abaixo dos níveis de 2005, em 2025, e 43% abaixo dos níveis de 2005, em 2030.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink