CI

Programa de Fomento beneficia famílias rurais em situação de vulnerabilidade

Proposta e os encaminhamentos do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais foram discutidos na sexta-feira (13/04), em Giruá


A proposta e os encaminhamentos do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, vinculada ao Plano Brasil Sem Miséria, foram discutidos na sexta-feira (13/04), em Giruá, durante a reunião do comitê gestor do programa no município. Quinze famílias em situação de vulnerabilidade social no meio rural de Giruá serão beneficiadas com projetos técnicos para produção de alimentos e venda do excedente para geração de renda, por meio desta política pública do Ministério de Desenvolvimento Social, executada pela Emater/RS-Ascar. 

O comitê gestor municipal do programa é formado por representação da Emater/RS-Ascar, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Secretaria Municipal de Promoção Humana e da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. O chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Diogo Krann Danda abriu os trabalhos, colocando a importância das parcerias na implantação do programa pela entidade executora, Emater/RS-Ascar, junto às famílias beneficiárias. 

A extensionista social da Emater/RS-Ascar Helena Sandri Zaltron apresentou detalhamentos sobre a execução do programa, que está em sua quarta fase, por meio da qual será feito um acompanhamento das famílias no período de 2018 a 2021. 

Nessa reunião, o comitê gestor tomou conhecimento das famílias selecionadas pelo Ministério de Desenvolvimento Social, que atendem aos critérios estabelecidos para receber a assistência e recursos do programa. A primeira etapa do programa consiste em visitas às residências dos beneficiários para divulgação das regras do programa e diagnóstico inicial da família. 

Ao longo do período de execução do programa serão desenvolvidas diversas ações, entre elas, diagnóstico do perfil e das necessidades das famílias, atividades de capacitações voltadas às questões sociais e técnicas de produção, aproximação das famílias a políticas públicas das três esferas de governo, ações de promoção de segurança e soberania alimentar e geração de renda, elaboração de projetos produtivos e visitas às famílias para atendimento de demandas pontuais. 

Além da assistência técnica e social, as famílias receberão financiamento não reembolsável de R$ 2.400 para a execução dos projetos produtivos, que depois serão devidamente comprovados. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.