Programa de melhoramento do Gir Leiteiro completa 20 anos

Agronegócio

Programa de melhoramento do Gir Leiteiro completa 20 anos

O Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro completa 20 anos de pesquisas e estudos em 2005
Por:
8 acessos

O Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL), coordenado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), completa 20 anos de pesquisas e estudos em 2005. A comemoração acontecerá no dia cinco de maio, juntamente com a divulgação dos resultados do 13º Grupo de touros testados, durante a 71ª Expozebu, em Uberaba - MG.

Os resultados do grupo de touros estudados mais recentemente serão divulgados no documento Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro 13º grupo. Além dessa publicação, será lançado o livro Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro: 20 anos gerando conhecimento. Nele estão compilados os resultados de pesquisas publicados em artigos científicos ao longo de todo o Programa. Com esta publicação, pretende-se reunir em um único documento o conhecimento gerado com a colaboração de diversos pesquisadores, professores e estudantes de pós-graduação.

O coordenador do PNMGL e pesquisador da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora – MG) , Mário Luiz Martinez, falará, durante a comemoração dos 20 anos, sobre A Saga do Teste de Progênie. Um vídeo mostrará as diversas fases do programa, desde a distribuição do sêmen, coletas de dados nas fazendas, passando pelas análises de leite, feitas pelos laboratórios de qualidade do leite e genética molecular, o processamento dos dados, até a avaliação genética.

Serão apresentados também os resultados do teste de progênie e imagens dos cinco primeiros touros do 13º grupo. O chefe-geral da Unidade da Embrapa, Paulo do Carmo Martins, e o presidente da ABCGIL, Eduardo Falcão de Carvalho, estarão presentes no evento.

Mais publicações - Ainda durante as comemorações, dois folders serão lançados: constituintes do leite no Gir Leiteiro e uma reedição sobre sistema linear para mensuração de Gir leiteiro. O intuito do fôlder Melhoramento Genético da Raça Gir Leiteiro – Sistema Linear de Avaliação é oferecer um volume maior de informações aos produtores, mostrando o modo pelo qual são feitas as medições e a relação entre o sistema linear e o de mensuração direta.

A capacidade de produção de leite dentro dos parâmetros de quantidade de sólidos de raças zebuínas ainda é pouco conhecida. O primeiro fôlder, Constituintes do Leite no Gir Leiteiro, apresenta, de forma resumida, resultados médios dos constituintes do leite, obtidos em dados de produção de leite de Gir leiteiro e em outras raças bovinas exploradas para leite. Esses resultados podem ser referenciais na avaliação do desempenho do Gir leiteiro quanto ao potencial de produção de nutrientes do leite.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink