CI

Programa de valorização da água em canaviais alcança excelentes resultados

Herbicida Plateau® pode ser utilizado com menor volume de água nas pulverizações e aplicado em qualquer época do ano


A BASF juntamente com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e usinas do Estado de São Paulo alcançaram resultados positivos com o PLATEAU® PROVAR - Programa de Valorização da Água em Pulverizações Agrícolas. As pesquisas a campo medem a eficiência na adoção de menores volumes de água em pulverização com o herbicida Plateau® na pré-emergência da cana-de-açúcar, em qualquer época do ano, proporcionando ganhos econômicos e de eficiência na aplicação.

O Programa teve início em 2007, em fase experimental, para validar o conceito de redução do volume de calda. A partir de 2008, iniciou-se a validação a campo, quando a pesquisa foi então dividida em três etapas, com objetivo de promover a redução de custos no cultivo da cana-de-açúcar. Os ensaios realizados em áreas comerciais de seis usinas do Estado de São Paulo, com uso do herbicida Plateau®, da BASF, comprovaram os resultados obtidos na fase experimental, que foi a utilização de menores volumes de água na pulverização, em diferentes épocas do ano (início, meio e fim da safra).

Durante o ano passado os resultados obtidos foram significativos, mostrando que o herbicida Plateau®, aplicado com volumes de até 65 litros por hectare (l/ha), com cobertura do solo de até 9%, controlaram as plantas daninhas de forma eficiente, independente do período da aplicação durante a safra. “Isso representa redução no volume de calda de pulverização de até 75%, proporcionando ganhos de rendimento operacional como eficiência de aplicação (tempo) de até 30%. Quando associada à manutenção e melhoria na qualidade da aplicação, sem comprometer a distribuição e eficácia do herbicida, os ganhos também estão no rendimento das operações e na diminuição no número de máquinas, como tratores, pulverizadores e caminhões-tanques, além de operadores por área tratada”, explica Fabrício Catissi, Desenvolvimento Técnico de Mercado da BASF.

A adoção de menores volumes de água pode representar para as usinas redução no custo operacional da aplicação, que varia de 4 a 30% do total investido. Outros ganhos também estão sendo avaliados como: redução no custo de transporte, aumento da capacidade de pulverização e benefícios ambientais. “Além da redução de custos, o grande ganho do projeto é ambiental, pois estamos utilizando os recursos hídricos de forma responsável e consciente, uma preocupação que faz parte dos valores da BASF“, diz Antônio Cesar Azenha, Gerente Técnico de Desenvolvimento de Mercado para Cana da BASF.

Coordenado pelo Diretor do Centro de Engenharia e Automação do IAC, Hamilton Ramos, o Provar visa contribuir com a redução do consumo de água na cultura de cana-de-açúcar, utilizada para se aplicar o herbicida. “Quanto maior o volume de água, menor o rendimento operacional e maior o custo do seu transporte. Assim, a adequação do volume de água pode reduzir sensivelmente o custo de aplicação de herbicidas. No passado, utilizava-se 400 l/ha de calda, e havia resistência para diminuir este volume. Hoje, as usinas trabalham com 200 ou 250 l/ha e também existe resistência para mudança. O objetivo é alcançar algo em torno de 70 a 100 l/ha de volume de calda”, explica Ramos.

Plateau® pode ser usado durante todo o ano, em períodos secos e úmidos, na pré-emergência da cana soca. Sendo eficiente quando utilizado na cana queimada e na cana crua, controla folhas largas e estreitas com destaque para as digitarias, corda de viola e ciperáceas (tiririca). “Com o Plateau® foi criada uma nova modalidade de uso, sendo referência de mercado para aplicação sobre palha. Com eficácia já comprovada, o herbicida está sendo avaliado com diferentes volumes de calda, tamanhos de gotas e épocas de aplicação”, destaca Azenha. As informações são da assessorai de imprensa da BASF.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.