Programa do Senar/MS inova ao projetar conectividade para comunidades rurais do estado
CI
Imagem: Divulgação
INOVAÇÃO

Programa do Senar/MS inova ao projetar conectividade para comunidades rurais do estado

O Senar Mato Grosso do Sul lançou, nesta segunda-feira (16), por meio de live
Por:

O Senar Mato Grosso do Sul lançou, nesta segunda-feira (16), por meio de live, o projeto ‘Senar On’, que vai estruturar polos de ensino profissionalizante com internet via satélite em comunidades rurais do estado. Num primeiro momento, a iniciativa tem como meta equipar 69 bases para promover ações de educação nos municípios atendidos pelos sindicatos rurais.

Durante o evento, com transmissão pela plataforma Youtube, Mauricio Saito destacou a conectividade como alavanca para o conhecimento. “É muito gratificante ver a equipe de colaboradores empenhados na execução deste projeto, que fará uma verdadeira transformação no campo. A internet hoje é ferramenta essencial no compartilhamento de conteúdo. Esta iniciativa coloca o produtor rural em competitividade real no mercado agropecuário”, avalia.

A ministra de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, destacou os benefícios da iniciativa. “Os pontos de internet que serão disponibilizados em diferentes municípios de Mato Grosso do Sul vão trazer facilidades na realização dos cursos e outros atendimentos. Através desta ferramenta digital será possível levar conhecimento, tecnologia e assistência técnica aos produtores rurais”.

Os impactos da conectividade e os possíveis cenários com a implantação da tecnologia no Brasil foram abordados na palestra ministrada pelo diretor-executivo de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Cleber Soares. “Apenas 23% da área agrícola brasileira tem algum nível de cobertura de internet e com qualidade média muito baixa. É uma situação extremamente crítica. Levar internet para a propriedade é a solução que gera impacto diretamente no incremento do Valor Bruto Agropecuário”, detalha.

Já o superintendente do Senar MS, Lucas Galvan, ministrou a palestra “Senar On – sua conexão com o conhecimento”, detalhando os objetivos e metas da iniciativa. “A chegada da conectividade pode mudar completamente a vida dos produtores. Existe um vazio de conexão dentro das propriedades. Para atender este gargalo, o Senar/MS traz esta iniciativa inovadora no estado que atenderá a demanda por tecnologia levando conhecimento ao produtor”.

Senar ON – “Os beneficiados serão os produtores, colaboradores e filhos dos proprietários, sem acesso à internet, que enfrentam longas distâncias para estudar. Para isso, será disponibilizado um novo curso para este projeto, com o intuito de promover a inclusão digital e complementar a alfabetização dos alunos”, explica o coordenador do Senar On, Wellington Ramos.

Com o ambiente digital, será possível realizar cursos EAD, palestras, atendimento virtual da Assistência Técnica e Gerencial, atualizações cadastrais, ações de saúde pública, divulgações, emissões de notas fiscais e outras transações financeiras, além de iniciativas com parceiros, sendo ainda um ponto de conectividade e suporte aos produtores locais para consultas, emissão de notas, videoconferências e outras atividades.

Confira na íntegra o vídeo da live com o lançamento do SENAR ON.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.