CI

Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar começa a ser implantado na Serra

Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar será desenvolvido no Rio Grande do Sul no período de quatro anos


Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar será desenvolvido no Rio Grande do Sul no período de quatro anos

O Programa que irá trabalhar as propriedades rurais de forma sistêmica foi exposto em reunião da equipe regional da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, realizada nesta segunda-feira (08/08). Criado pelo Governo do Estado, o Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar será desenvolvido no Rio Grande do Sul no período de quatro anos (2016/2019), beneficiando 20 mil famílias gaúchas. O objetivo é promover a gestão e a adequação socioeconômica e ambiental das propriedades rurais familiares. 

A partir desta sexta-feira (12/08), extensionistas das áreas social e econômica dos 49 municípios da região começam a ser capacitados. Nesses encontros, serão esclarecidas as metodologias e ferramentas a serem utilizadas na execução do Programa, o qual é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). No dia 12, a capacitação acontece em Vacaria; no dia 15, em Flores da Cunha; e no dia 19, em Nova Pádua. 

Na região de Caxias do Sul, a meta é sensibilizar 992 famílias e elaborar 496 Planos de Gestão das propriedades, com a execução de atividades a curto, médio e longo prazo. Também serão implantadas duas unidades de referência técnica em cada município. Parte das unidades selecionadas deverá ser gerida por jovens e mulheres, ter uso de energia renovável, produção orgânica e/ou em transição e agroindústria familiar.

Entre os resultados esperados estão o aumento da renda na propriedade, a ampliação de área com práticas conservacionistas, a promoção do acesso a bens, serviços e políticas públicas e produção para autoconsumo na propriedade. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.