CI

Programa Montana participa da ExpoLondrina 2003 e realiza leilão com 40 touros


Depois de vender 1.500 touros Montana em 2002, cerca de 13% mais que o volume comercializado em 2001, o Programa Montana abre a temporada de leilões na Expolondrina 2003, que acontece de 9 a 13 de abril, no Parque de Exposições de Londrina (PR). Por ser o primeiro leilão no estado, a programação do Montana terá o objetivo de expor os benefícios deste animal, composto por 4 tipos biológicos que, cruzado com vacas Nelore ou com fêmeas cruzadas (F1), produz progênies mais produtivas e precoces.

Para isso, a programação começa já no dia 9 com um seminário técnico que abordará o tema "Cruzamento ou Raça Pura: como será daqui a 10 anos". No dia 10, pela manhã, haverá um julgamento técnico dos touros Montana e, em seguida, atendimento a criadores interessados em conhecer mais sobre as vantagens do Montana. No final da tarde do dia 10, a partir de 17h00, acontece o 1º Leilão Montana Paraná, no recinto de leilões Horácio Sabino Coimbra, localizado no parque de exposição de Londrina, com a venda de 40 touros Montana prontos para uso. Durante toda a feira, o Programa Montana contará com a Casa Montana. Lá, os interessados poderão conhecer melhor este composto e tirar suas duvidas junto aos técnicos do programa.

Em 2002 foram realizados 10 leilões de Montana, totalizando 507 animais vendidos a um preço médio de R$ 3.534,00. Porém o melhor resultado aconteceu a campo: 38% dos criadores que compraram em anos anteriores, voltaram a comprar Montana em 2002. Isso é resultado do desempenho do cruzamento do Montana com o Nelore ou o F1, que apresentam retenção mínima de 75% da heterose inicial nos próximos cruzamentos (F2), fêmeas prontas para reprodução já aos 14 meses e machos prontos para abate antes dos 24 meses, além da simplicidade da monta natural.

Saiba Mais

O composto Montana chegou ao Brasil em 1994, pela associação das empresas CFM Agropecuária e a Leachman Cattle Company. Além de trazer uma solução para o cruzamento nos trópicos, o Montana trouxe o sistema de franquia para a pecuária. Hoje, 20 dos maiores pecuaristas brasileiros trabalham em conjunto no Programa, a fim de produzir e selecionar touros Montana.

Para se ter idéia do critério de seleção do Programa Montana, do plantel de mais de 55.000 fêmeas nasceram 10.554 machos Montana na safra 2000 e apenas 20% destes foram selecionados para a venda como touro, todos com DEPs positivas, CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção, outorgado pelo Ministério da Agricultura) e exames andrológicos. O objetivo desta pressão de seleção é produzir touros com altíssima genética aditiva, além da retenção de heterose, garantindo alta produtividade nas gerações futuras.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.