CI

Programa para gestão socioambiental das propriedades rurais é lançado na Bahia Farm Show

Ação vai apoiar, agora, agricultores do Oeste da BA



Em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e Agrifirma, o Programa Soja Plus foi lançado e apresentado nesta quarta-feira (28.05) aos produtores do Oeste da Bahia durante a Bahia Farm Show. O programa, que completa três anos, passará a apoiar os agricultores do Oeste da Bahia na gestão social, econômica e ambiental da propriedade rural ao oferecer cursos de saúde e segurança no trabalho, legislação social e melhores práticas ambientais.

Durante a apresentação do programa, o diretor de Sustentabilidade da Abiove, Bernardo Pires explicou que o Soja Plus pretende atender e apoiar, com treinamentos, os produtores para implantarem a gestão sustentável em suas propriedades. “A adesão ao programa será feita de forma voluntária e sua implementação seguirá um processo de melhoria contínua dos indicadores de sustentabilidade”.

Com o Programa Soja Plus, o produtor agrícola e delegado da Aiba, Luiz Antônio Pradella, tem certeza de que a produção da soja no Oeste da Bahia ganha um forte aliado. “O Soja Plus será importante para o agricultor no que se refere a adequação da propriedades rural e está alinhado às questões ambientais e trabalhistas”.  

Na Bahia, neste primeiro momento, serão beneficiados cerca de 330 produtores com dois módulos do curso sobre as recentes normativas NR 35, sobre trabalho em altura, e a sobre a NR 33, de trabalho em espaços confinados. Segundo o presidente da Aiba e da Bahia Farm Show, Júlio Cézar Busato, a feira será um momento ideal para mostrar aos produtores as vantagens para adesão ao Soja Plus. “A maioria das propriedades de soja são de porte médio e grande, onde existem silos e moegas, que exigem o trabalho de funcionários em altura e espaços fechados. É preciso capacitar para evitar os acidentes de trabalho dos nossos colaboradores”, afirma.

Sobre o Soja Plus - O Programa já se consolidou no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde foram capacitados, nos três últimos anos, 2830 produtores na gestão social, econômica e ambiental da propriedade rural. O Soja Plus capacita gratuitamente o produtor rural distribuindo cartilhas e promovendo cursos sobre saúde e segurança no trabalho, adequação de construções rurais, novo código florestal, dias de campo em fazendas modelo e visitas técnicas para monitoramento de indicadores de desempenho. Outras informações em www.sojaplus.org.br

Sobre a Bahia Farm Show - Atualmente a segunda maior feira brasileira em vendas por visitante, e a maior feira de tecnologia e negócios do Norte-Nordeste Brasileiro, a Bahia Farm Show contará com 190 expositores e mais de 600 marcas de produtos, com a previsão recorde de R$ 1 bilhão de negócios fechados. A Bahia Farm Show é organizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), juntamente com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Fundação Bahia, Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia Ltda (Assomiba) e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.